Usuários

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6.9 - Usuários


O Sistema Impacto for Windows permite que cada usuário tenha seu próprio perfil, podendo personalizar diversas partes do sistema de acordo com suas necessidades, como configurar os campos exibidos em uma busca no banco de dados por exemplo.

Para acessar o Sistema, primeiramente é necessário que o administrador do sistema cadastre um novo usuário.



6.9 - Cadastrando um novo usuário

No menu principal, clique em Configurações, Usuários (Conforme a figura 1.1).


Figura 1.1     Acessando a janela Cadastramento de usuários.



Dica: É possível acessar a janela Cadastramento de usuários pressionando simultaneamente a teclas CTRL e U.


Na janela Cadastramento de usuários, clique no botão inserir registro.


Figura 1.2     guia 2-Cadastrais



Observação: Os campos em negrito são obrigatórios.



A guia 2-Cadastrais (Figura 1.2), que é composta pelos seguintes campos:

Código

É o código de identificação do usuário. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Usuário

Informe o login do novo usuário.

Data de Cadastro

É a data de inclusão do cadastro. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Tipo de usuário

Escolha a opção 0-Administrador para que usuário tenha todos os privilégios

de acesso ao sistema e 1-Normal para que usuário tenha os acessos padrões do sistema.

Área

Informe o segmento de mercado em que o usuário atua.

Cargo

Informe o cargo que o usuário desempenha.

Endereço de email

Informe o e-mail do usuário.


Servidor de email de saída (SMTP)

Informe o endereço SMTP do servidor de e-mails da sua empresa. Geralmente este campo é preenchido do seguinte modo:

smtp.nome_do_servidor_de_emails.nome_do_dominio.

Exemplos:  smtp.trssistemas.com.br

                     smtp.terra.com.br



Observação:

Nos testes realizados em nossos laboratórios, concluímos que o Servidor de e-mail de saída (SMTP) não é compatível com a maioria dos servidores de e-mails gratuitos. Exemplos de servidores de e-mail incompatíveis com SMTP:


Senha para Login

Informe a senha de acesso a sua conta de e-mail.




Para finalizar esta etapa, clique no botão Testar configurações da conta.

Se tudo ocorrer bem, a seguinte mensagem será exibida:





Figura 1.3     Mensagem enviada com sucesso.









Caso o campo Servidor de Email de Saída (SMTP) seja inválido, a seguinte

mensagem será exibida:


Figura 1.4       Falha ao se conectar ao servidor de e-mails.


Caso os campos Endereço de email ou Senha para Login sejam inválidos, a seguinte mensagem será exibida:


Figura 1.5     Falha de autentificação.


Caso o servidor de e-mail informado não seja compatível com o Servidor de e-mail de saída (SMTP), a seguinte mensagem de erro será exibida:


Figura 1.6        Servidor SMTP incompatível.




O próximo passo é configurar as restrições de acesso do usuário, para configurar clique na guia 4-Restrições.  Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.7        guia 4-Restrições

A guia 4-Restrições (Figura 1.7), que é composta pelos seguintes campos:

Bloqueado

Bloqueia o usuário de acessar o Sistema Impacto.

Modificar senha

Permite que o usuário altere a sua senha de acesso ao Sistema Impacto.

Senha

Informe a senha de acesso ao Sistema Impacto.

Contra-Senha

Informe novamente a senha de acesso.

Expirar Em

Informe a data em que a senha de acesso irá expirar.

Restrições Semanais

O Sistema Impacto for Windows permite configurar os horários de acesso ao sistema para cada dia da semana. O usuário só poderá acessar o sistema nos horários estipulados. No exemplo abaixo, o usuário poderá acessar o sistema no domingo somente das 12:00 às 14:00 horas.


Figura 1.8    Exemplo de Restrição



Para encerrar esta etapa, clique em Configurar acessos. Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.9       Configurando Acessos – Empresas/Filiais.


Selecione o nome da empresa e clique em Selecionar. Aparecerá a janela Configurando - Acessos Rotinas (Figura 1.9), é nessa janela que serão definidos os privilégios do usuário.





Figura 1.10       janela Configurando Acessos - Rotinas.



A janela Configurando - Acessos Rotinas (Figura 1.10) é composta pelos seguintes privilégios:

Acessar

Permite acessar registros do sistema.

Incluir

Permite incluir registros no sistema.

Alterar

Permite alterar registros do sistema.

Excluir

Permite excluir registros do sistema.

Configurar Colunas

Permite efetuar modificações nas configurações de coluna.

Ibeter pacotes

Permite acessar o botão Obter pacotes .


Obter dados estrangeiros

Permite acessar o botão Obter dados estrangeiros.

Atualizar registro

Permite acessar o botão Atualizar registro.

Construtor de filtro

Permite acessar o botão Construtor de filtros.

Limpar filtro

Permite acessar o botão Limpar filtro.

Exportar para Excel

Permite acessar o botão Exportar para o Excel.


Propriedades de entidades

Esse campo informa dados técnicos da entidade.

Copiar registro

Faz um copia do registro seleciona.

Uso futuro

Serve para personalizar.


Para encerrar o cadastro clique em Aplicar, e em seguida no botão Gravar registro .



Observação:Para excluir um usuário, primeiramente é necessário desabilitar todos os privilégios relacionados a ele. Esses privilégios são visualizados na janela Configurando Acessos – Rotinas.