Saldos Iniciais

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2.4.1 – Saldos Iniciais


Os saldos iniciais são utilizados para inicializar o saldo de um determinado produto no estoque sem que haja a necessidade de lançar uma nota de entrada no sistema. Para mais informações, consulte o tópico Notas de Entrada.

No geral, os saldos iniciais são utilizados apenas uma vez, quando o Sistema Impacto inicia o seu funcionamento, onde é necessário ter as quantias iniciais de todos os produtos cadastradas para não haver diferenças no estoque.

Ao criar um saldo inicial, todos os movimentos realizados no dia do saldo serão cancelados, como por exemplo, um movimento interno ou lançamento de uma nota fiscal de entrada.







2.4.1 – Cadastrando um novo saldo inicial


No menu principal, clique em Lançamentos, Processos do Estoque, Saldos Iniciais (conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Cadastro Saldos Iniciais.





Na janela Cadastro de Saldos Iniciais, clique no botão Inserir registro.

Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.2     guia 2-Cadastrais.


A guia 2-Cadastrais (figura 1.2) é composta pelos seguintes campos:

Data Saldo

É a data do cadastro do saldo. Este campo é sugerido automaticamente.

Produto

Informe o código do produto e pressione a tecla Enter. Também é possível escolher o produto em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Produtos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique no produto desejado. Para cadastrar um novo produto, consulte o tópico Produtos.

Local de Armazenagem

Informe o local de armazenagem do produto no estoque. Por padrão, ele é definido como 01. Para melhorar a organização do estoque, podemos subdividi-lo em setores ou até mesmo em alas (corredores).  A divisão pode ser feita de acordo com o tipo, preço ou tamanho do produto.  

Exemplo de divisão por tipo:

Ala01 - Produtos de limpeza

Ala02 – Biscoitos


Dica: Para cadastrar um novo local de armazenagem, consulte o tópico Listas.


Saldo 1a UM

Informe a quantidade de unidades do produto na primeira unidade de medida. Exemplo:

700 unidades de borrachas.

Saldo 2a UM

Informe a quantidade de unidades do produto na segunda unidade de medida. Exemplo:

70 caixas de borrachas.

Custo Total

Informe o custo total do saldo. Exemplo: saldo de 700 unidades a R$ 4,00 por unidade tem custo total de R$ 2800,00.

Custo Médio

É o custo médio de cada item que compõe o saldo considerando também todos os saldos iniciais anteriores. O custo médio é calculado da seguinte forma:


Custo Médio = Saldo01 + Saldo02  ...... + SaldoN / Quantidade_de_Saldos_Iniciais


Exemplo:


Saldo01       700 unidades a R$ 2,00 por unidade = R$ 1400,00

Saldo02       500 unidades a R$ 3,00 por unidade = R$ 1500,00

Custo Médio = 1400,00 + 1500,00/2 = R$ 1450,00



Observação: O campo Custo Médio é gerado automaticamente pelo sistema.



Tipo Saldo

Classifique o tipo de saldo em:

     É o saldo inicial do estoque. Este tipo de saldo é utilizado apenas para a

     primeira contagem do estoque.

     É o saldo de fechamento do estoque.



Para encerrar o cadastro, clique no botão Gravar registro .