Regras Fiscais Automáticas

Cadastros ››
Parent Previous Next

1.11 – Regras Fiscais – Automáticas



As regras fiscais automáticas são usadas para sugerir automaticamente uma regra fiscal, levando em consideração algumas informações relativas ao movimento.


O sistema avalia a regra fiscal mais adequada a determinado movimento, levando em consideração as seguintes informações:



-Produto

-Classificação Fiscal do Produto

-Situação Tributária do Produto

-Local de Armazenagem do Produto

-Unidade Federativa do Cliente




Para que o sistema possa sugerir regras automaticamente, é necessário que o mesmo possua as informações citadas acima, e que as mesmas estejam vinculadas a uma regra em especial.  O cadastro de regras fiscais automáticas é responsável por este vinculo, indicando os dados a serem analisados para que a regra mais adequada seja sugerida.




Vamos tomar como exemplo, o seguinte caso:




1º)Exemplo:






Item

Produto

Local de Armazenagem do Produto

Regra (Código)

0001

A

A

1

0002

A

B

2

   

Com essa parametrização, o sistema sabe que, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto A, deverá ser sugerido automaticamente a Regra 1 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto B, deverá ser sugerido a regra 2.





Podemos aumentar a quantidade de parametrização, adicionando mais critérios de avaliação:




2º) Exemplo:



Item

Produto

Local de Armazenagem do Produto

Unidade Federativa do Cliente

Regra (Código)

0001

A

A

A

1

0002

A

A

B

2

0003

A

B

A

3

0004

A

B

B

4



Com essa parametrização, o sistema sabe que, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto A e Unidade Federativa do Cliente A, deverá ser sugerido automaticamente a Regra 1 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto A e Unidade Federativa do Cliente B, deverá ser sugerido a regra 2 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto B e Unidade Federativa do Cliente A, deverá ser sugerido a regra 3 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto B e Unidade Federativa do Cliente B, deverá ser sugerido a regra 4.







3º) Exemplo:



Item

Produto

Local

Classificação Fiscal do Produto

Regra (Código)

0001

A

A

A

1

0002

A

A

B

2

0003

A

B

A

3

0004

A

B

B

4



Com essa parametrização, o sistema sabe que, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto A e Classificação Fiscal do Produto A, deverá ser sugerido automaticamente a Regra 1 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto A e Classificação Fiscal do Produto B, deverá ser sugerido a regra 2 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto B e Classificação Fiscal do Produto A, deverá ser sugerido a regra 3 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto B e Classificação Fiscal do Produto B, deverá ser sugerido a regra 4.

4º) Exemplo:





Item

Produto

Local de Armazenagem do Produto

Situação Tributária do Produto

Regra (Código)

0001

A

A

A

1

0002

A

A

B

2

0003

A

B

A

3

0004

A

B

B

4



Com essa parametrização, o sistema sabe que, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto A e Situação Tributária do Produto A, deverá ser sugerido automaticamente a Regra 1 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto A e Situação Tributária do Produto B, deverá ser sugerido a regra 2 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto B e Situação Tributária do Produto A, deverá ser sugerido a regra 3 e, ao informar o produto A e Local de Armazenagem do Produto B e Situação Tributária do Produto B, deverá ser sugerido a regra 4.








5º) Exemplo:




Item

Produto

Unidade Federativa do Cliente

Classificação Fiscal do Produto

Regra (Código)

0001

A

A

A

1

0002

A

A

B

2

0003

A

B

A

3

0004

A

B

B

4




Com essa parametrização, o sistema sabe que, ao informar o produto A e Unidade Federativa do Cliente A e Classificação Fiscal do Produto A, deverá ser sugerido automaticamente a Regra 1 e,  ao informar o produto A e Unidade Federativa do Cliente A e Classificação Fiscal do Produto B, deverá ser sugerido a regra 2 e, ao informar o produto A e Unidade Federativa do Cliente B e Classificação Fiscal do Produto A, deverá ser sugerido a regra 3 e, ao informar o produto A e Unidade Federativa do Cliente B e Classificação Fiscal do Produto B, deverá ser sugerido a regra 4.



6º) Exemplo:



Item

Produto

Unidade Federativa

Situação Tributária do Produto

Regra (Código)

0001

A

A

A

1

0002

A

A

B

2

0003

A

B

A

3

0004

A

B

B

4


Com essa parametrização, o sistema sabe que, ao informar o produto A e Unidade Federativa do Cliente A e Situação Tributária do Produto A, deverá ser sugerido automaticamente a Regra 1 e,  ao informar o produto A e Unidade Federativa do Cliente A e Situação Tributária do Produto B, deverá ser sugerido a regra 2 e,  ao informar o produto A e Unidade Federativa do Cliente B e Situação Tributária do Produto A, deverá ser sugerido a regra 3 e, ao informar o produto A e Unidade Federativa do Cliente B e Situação Tributária do Produto B, deverá ser sugerido a regra 4.


1.11 – Regras Fiscais – Automáticas


No menu principal, clique Cadastros, e de um duplo clique em Regras Fiscais Automáticas (conforme a figura 1.1).

Figura 1.1         Acessando a janela Regras Fiscais – Automáticas.

Na janela Cadastro de Regras Fiscais Automáticas, clique no botão Inserir registro (Figura 1.2).


Figura 1.2         Acessando a janela Cadastro de Regras Fiscais Automáticas.


Aparecerá a seguinte tela:

Figura 1.3         Acessando a janela Cadastro de Regras Fiscais Automáticas.



A guia 2-Cadastrais (Figura 1.3) é composta pelos seguintes campos:


Unidade Federativa

Informe Unidade Federativa do cliente.


Produto

Informe o código do produto e pressione a tecla Enter. Também é possível escolher o produto em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Produtos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique no produto desejado. Para cadastrar um novo produto, consulte o tópico Produtos.


Classificação Fiscal

Informe o código da classificação fiscal do produto. Este valor é fornecido em Listas.

Para mais informações, consulte o tópico Listas.


Local de Armazenagem do Produto

Informe o local de armazenagem padrão do produto no estoque.


%ML

Informe a porcentagem de margem de lucro ou IVA (Imposto sobre o valor acrescentado).


Regra Fiscal de Entrada

Informe o código da Regra Fiscal de Entrada e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a regra fiscal de entrada em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Regras Fiscais, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova condição de pagamento, consulte o tópico Regras Fiscais.




Regra Fiscal de Saída

Informe o código da Regra Fiscal de Saída e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a regra fiscal de saída em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Regras Fiscais, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova condição de pagamento, consulte o tópico Regras Fiscais.


Para encerrar o cadastro, clique no botão Gravar registro .