Estruturas de Produtos

Cadastros ›› Produtos ››
Parent Previous Next

1.3.4 – Estrutura


O módulo Estrutura é utilizado para moldar a estrutura de um produto em nível hierárquico, onde são relacionados todos os subprodutos que compõem um produto, os produtos que compõem os subprodutos e assim por diante.

A estruturação de um produto é usada em conjunto com o Módulo de Produção, onde é definida a ordem em que o produto será produzido.


Vamos imaginar a produção de um computador em uma loja de informática. Um computador geralmente é composto por uma CPU, monitor, teclado, mouse e caixas de som. A representação dessa estrutura no sistema ficaria na seguinte forma:


1.1 – Subprodutos de um computador.



Observe que os códigos de identificação dos produtos estão em nível hierárquico. Essa notação é fundamental para que o sistema possa identificar quais produtos possuem subprodutos e consequentemente usufruírem do processo de ordem de produção.

Outro fator importante para utilização da ordem de produção é a definição do tipo de produto, definido no Cadastro de Produtos.


No exemplo acima o computador é um produto acabado e os demais produtos podem ser considerados do tipo Matéria Prima, pelo fato de serem produtos usados na produção de um outro produto.


Entretanto o produto CPU é um caso especial em nosso exemplo. Vamos supor que a loja de informática não compra o produto CPU pronto, ou seja, ela compra os componentes e realiza o processo de montagem da CPU. Quanto o produto (ex: CPU) é um subproduto de um produto (ex: computador) e o mesmo é composto por outros subprodutos (componentes da CPU), ele é denominado Produto Intermediário. Veja a representação abaixo:


1.2 – Subprodutos do produto intermediário CPU.


Sendo assim, podemos deduzir que um produto é chamado de Matéria prima quando o mesmo for um subproduto de outro um produto, entretanto o seu processo de fabricação não será realizado na sua empresa. O produto é chamado de Produto Intermediário quando o mesmo for subproduto de um outro produto e o seu processo de fabricação será realizado na sua empresa.

No exemplo acima poderíamos realizar a produção do produto Cabinete. Ficaria da seguinte forma:


1.3 – Subprodutos do produto intermediário Cabinete.



Códigos Estruturados


A utilização de códigos estruturados além de obrigatórios, são altamente recomendados para utilização do processo de produção. A definição de códigos objetivos e de fácil identificação são pré-requisitos. Veja alguns exemplos:



Fabricação da Caneta – Código Numérico


1. Caneta

  1.1 Carga

       1.1.1 Tinta

       1.1.2 Tubo do tinteiro

  1.2 Tubo plástico

  1.3 Ponta de Escrita


Fabricação da Caneta – Código não Numérico


Caneta Caneta

            Caneta.Carga Carga

                         Carga.Tinta Tinta

                         Carga.TuboTinteiro Tubo do tinteiro

            Caneta.TuboPlastico Tubo plástico

            Caneta.PontaEscrita Ponta de Escrita



Observação:
















1.3.4 – Cadastrando uma nova estrutura


No menu principal, clique em Cadastros, Produtos, e de um duplo clique em Estruturas de produtos (conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Cadastro de Estruturas.



Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.2     janela Cadastro de Estruturas.






Antes de realizar o cadastro da estrutura, primeiramente é necessário localizar o produto para qual a estrutura será construída. Para pesquisar o produto, informe um critério de pesquisa e clique no botão Pesquisar . Após aparecer o resultado da pesquisa, selecione o produto desejado e clique na guia 2-Estruturas. Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.3     guia 2-Estruturas.


A guia 2-Estruturas (figura 1.2) é composta pelos seguintes campos:

Componente

Informe o componente que irá compor o produto. Para informar, digite o código de identificação do componente (produto). Também é possível pesquisar o produto em uma lista. Para pesquisar, dê um duplo clique no campo Componente e em seguida clique no botão Selecionar. Aparecerá à janela Cadastro de Produtos, informe um critério de pesquisa e dê um duplo clique no produto desejado.

Reduzido

É o nome reduzido do componente (produto). Este campo é gerado automaticamente após preencher o campo Componente.

Seq

Informe a seqüência de produção do produto, ou seja, a ordem em que o componente será usado no processo de fabricação do produto.

Quantidade

Informe a quantidade de componentes que serão usados no processo de fabricação do produto.

Perda

Informe a porcentagem de perda do componente ocorrerá no processo de fabricação do produto. Exemplo:

Na fabricação de roupas, ocorre uma pequena perda de tecido, ocasionadas pela costura, onde pequenos “trapos” são perdidos. Essa porcentagem de perda, quando ocorrer, deverá ser informada neste campo.

Observação

Informe uma observação sobre o uso do componente no processo de fabricação que se julgue necessária.



Dicas:



Para encerrar o cadastro, basta fechar a janela Cadastro de Estruturas e o sistema salvará automaticamente as informações fornecidas.



Observação:

O cadastro de estrutura deverá ser realizado em todos os componentes que são do tipo Produto Acabado ou do tipo Produto Intermediário.