Pedidos de Vendas

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2.2.3.1 Efetuando um novo pedido de vendas


No menu principal, clique em Lançamentos, Processos do Faturamento, Pedidos de vendas, e de um duplo clique em Pedidos de Vendas (conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Lançamentos de Pedidos de Vendas.


Na janela Lançamentos de Pedidos de Vendas, clique no botão Inserir registro.


Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.2     guia 2-Cadastrais.


A guia 2-Cadastrais (figura 1.2) é composta pelos seguintes campos:

Situação

É a situação atual do pedido. Por padrão, todo novo pedido tem situação classificada como Em aberto.

As possíveis situações são:

Nenhum item do pedido foi entregue, ou seja, o pedido não foi baixado.              

                     


O pedido precisa ser avaliado e liberado, é utilizada para conferir o Preço, logo após da liberação do Pedido de Vendas, possibilitando optar por essa opção, ou não por parâmetros ( Consulte Liberação de Preço)


      O pedido precisa ser avaliado e liberado, é utilizada para conferir o Crédito, logo   após da liberação de Preço, possibilitando optar por essa opção, ou não por parâmetros ( Consulte Liberação de Créditos)


O pedido precisa ser avaliado e liberado, é utilizada para conferir o Estoque, logo após da liberação do Crédito, possibilitando optar por essa opção, ou não por parâmetros ( Consulte Liberação de Estoque)


O pedido precisa ser avaliado e liberado, é utilizada para conferir o preço, logo após da liberação de Estoque, possibilitando optar por essa opção, ou não por parâmetros ( Consulte Liberação de Separação)


O pedido precisa ser avaliado e liberado, é utilizada para conferir o preço, logo após da liberação do Expedição, possibilitando optar por essa opção, ou não por parâmetros ( Consulte Liberação de Expedição)


O pedido passou por todas as fazes de liberação e pode ser faturado parcial ou integralmente.


     Baixado Parcial

     Apenas uma parcela dos itens do pedido foi entregue, ou seja, o pedido é                                     baixado parcialmente (gero nota fiscal).


     Todos os itens do pedido foram entregues, ou seja, o pedido é                                     baixado totalmente (gero nota fiscal).


Apenas uma parcela dos itens do pedido foi entregue e o restante foi descartado pelo cliente.

Exemplo:

De um pedido contendo vinte itens, foram entregues apenas quinze, entretanto o cliente não deseja receber o restante por um determinado motivo, então os cinco itens restantes são descartados, logo o pedido é baixado por resíduo (gero nota fiscal).



Observação: Quando a situação de um pedido é classificada como baixada, isso indica que o mesmo gerou uma nota fiscal de saída, ou seja, foi criada uma nota baseada nas informações contidas no pedido.


Número

É o código de identificação do pedido. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema. Memorize este número de identificação, pois ele será utilizado no processo de geração da nota fiscal.

Emissão

Informe a data de emissão do pedido. Este campo é sugerido automaticamente pelo sistema.

Vendedor

Informe o vendedor que efetuou o pedido. Este campo é sugerido automaticamente de acordo com o usuário que acessou o sistema. Todo usuário está vinculado a um vendedor, pois essa informação é contemplada no cadastro de vendedores. Para mais informações, consulte o tópico Vendedores.

Número Secundário

Informe o número do pedido de vendas utilizado pelo cliente.


Cliente

Informe o código do cliente que requisito o pedido e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o cliente em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Clientes, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo cliente, consulte o tópico Clientes.



Dica: Memorize o código de identificação do cliente, pois ele será utilizado no processo de geração da nota fiscal.


UF

Informe o estado.

Endereço p/ Entrega?

Informe o endereço para entrega dos produtos do pedido. As possíveis opções são:

Tipo de Preço

Informe o tipo de preço. Esses preços são cadastrados em Produtos, guia Valores do Produto. Para mais informações, consulte o tópico Produtos.


Condição de Pagamento

Informe o código da condição de pagamento e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a condição de pagamento em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Condições de Pagamentos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova condição de pagamento, consulte o tópico Condições de Pagamentos.



Forma de Pagamento

Informe a forma de pagamento.

Tipo do Frete

Informe o tipo de frete. Os tipos de frete são:




     Dicas:


Transportadora

Informe o código da transportadora e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a transportadora em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Transportadoras, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova transportadora, consulte o tópico Transportadoras.

Categoria Financeira

Informe o código da categoria financeira e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a categoria financeira em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Categorias Financeiras, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova categoria financeira, consulte o tópico Categorias Financeiras.

Tabela de Preço

Informe o código da tabela de preços e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a tabela de preços em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá À janela Cadastro de Tabelas de Preços para Fornecedores, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para mais informações, consulte o tópico Tabela de Preços.


Observação

Informe uma observação sobre o pedido.

Status da Entrega

Informe o status da entrega. As possíveis opções são:

Moeda

Informe a unidade monetária que será utilizada na compra. Caso a unidade monetária utilizada for o real, não há necessidade de preencher este campo.




Taxa da Moeda

Informe o valor em reais da unidade monetária utilizada. Caso a unidade monetária utilizada for o real, não há necessidade de preencher este campo.



Agora a próxima etapa é cadastrar os itens que irão compor o pedido. Veja a guia abaixo:


Figura 1.3     Adicionando itens no pedido.



A guia acima (figura 1.3) é composta pelos seguintes campos:

Item

É o código de identificação do item. Este campo é gerado automaticamente ao preencher o campo produto.

Produto

Informe o código do produto. Também é possível escolher o produto em uma lista. Para escolher, clique sobre o campo Produto, botão Selecionar. Aparecerá a janela Cadastro de Produtos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique no produto desejado.




Descrição

Informe o nome do produto. Este campo é gerado automaticamente caso o produto informado tenha descrição. Para alterar a descrição, dê um duplo clique sobre o campo e informe a descrição desejada.

Em descrições extensas, podemos utilizar o recurso de descrição estendida. Este recurso permite a criação de uma descrição composta por várias linhas. Para utilizar o recurso de descrição estendida, clique com o botão direito sobre o campo Descrição, Editar Registro, depois dê um clique novamente sobre o campo Descrição, botão Selecionar. Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.4     janela Memorando.



Informe a descrição estendida e clique em Confirmar.


1aUM

Informe a sigla da unidade de medida do produto. As siglas utilizadas são:

Dica: Para cadastrar uma nova unidade de medida, consulte o tópico Listas.

Local

Informe o local de armazenagem do produto no estoque. Por padrão, ele é definido como 01. Para melhorar a organização do estoque, podemos subdividi-lo em setores ou até mesmo em alas (corredores).  A divisão pode ser feita de acordo com o tipo, preço ou tamanho do produto.  

Exemplo de divisão por tipo:

Ala01 - Produtos de limpeza

Ala02 – Biscoitos

Dica: Para cadastrar um novo local de armazenagem, consulte o tópico Listas.


Quantidade

Informe quantidade de itens.

Unitário

Informe o preço unitário de cada item.

Total

É preço total dos itens (quantidade * unitário). Este campo é gerado automaticamente ao preencher os campos Quantidade e Unitário.

Desconto

Informe o percentual de desconto do item. Exemplo 5%, 10%.

Valor Desconto

Informe o valor de desconto do item.



Observação: Ao preencher o campo Desconto, o campo Valor Desconto é gerado automaticamente e vice-versa.


Valor Despesas

Informe o valor da despesa (um custo adicional qualquer).


Valor Frete

Informe o valor do Frete.

Valor Seguro

Informe o valor do seguro.

Valor Financeiro

Informe o valor que será informado ao setor financeiro. Este valor é igual ao valor Líquido.



Observação: Se caso a regra fiscal informada estiver configurada para não gerar financeiro, este campo terá valor nulo. Para mais informações, consulte o tópico Regras Fiscais.


Valor Bruto

É valor do produto com desconto.

Valor Líquido

É valor do produto sem desconto.

Unitário Moeda

Caso o pedido de compras utilize uma unidade monetária estrangeira, este campo deverá ser preenchido com o valor da mesma.

Preço Lista

É o preço de venda praticado no produto. Para cadastrar um novo preço de lista, consulte o tópico Produtos.

Entrega

Informe a data de entrega do pedido.

Comissão

É o percentual de comissão do vendedor.

Base Comissão

É o valor utilizado como referência para calcular a comissão do vendedor. Este valor é igual ao Valor Bruto.

Valor Comissão

É o valor da comissão do vendedor.

Regra

Informe o código da regra fiscal. Também é possível escolher a regra em uma lista. Para escolher, clique sobre o campo Regra, botão Selecionar. Aparecerá a janela Cadastro de Regras Fiscais, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na regra desejada.

CFOP

Informe o código da operação fiscal. Exemplo: 3101.

CF

Informe a classificação fiscal. Exemplo: D, E.

ST

Informe a substituição tributária. Exemplo: 100.

IPI

Informe o percentual do IPI (Imposto sobre produtos industrializados). O valor desde campo vem do cadastro de produtos. Se o valor não for definido no cadastro de produtos, ele será acessado da regra fiscal informada no campo Regra.

Base IPI

É a base de cálculo do IPI. O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule IPI, este campo terá valor nulo.

Valor IPI

É o valor total do IPI (IPI * Base IPI).

ICMS

Informe o percentual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra.

Se o valor não for definido na regra, ele será acessado do cadastro de produtos.

Caso o valor também não tenha sido definido no cadastro de produtos, ele será acessado do parâmetro alíquota de estado. Para maiores informações, consulte o tópico Parâmetros.

Base ICMS

É a base de cálculo do ICMS. O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule ICMS, este campo terá valor nulo.

Valor ICMS

É o valor total do ICMS (ICMS * Base ICMS).

Base ICMS – ST

É a base de cálculo do ICMS – ST (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – Substituição Tributária). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule ICMS - ST, este campo terá valor nulo.

Valor ICMS – ST

É o valor total do ICMS - ST (ICMS - ST * Base ICMS - ST).

ISS

Informe o percentual do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). O valor desde campo vem do cadastro de produtos. Se o valor não for definido no cadastro de produtos, ele será acessado da regra fiscal informada no campo Regra.

Base ISS

É a base de cálculo do ISS. O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule ISS, este campo terá valor nulo.

Valor ISS

É o valor total do ISS (ISS * Base ISS).

Base PIS

É a base de cálculo do PIS (Programa de Integração Social). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule PIS, este campo terá valor nulo.

Valor PIS

É o valor total do PIS (PIS * Base PIS).

Base COFINS

É a base de cálculo do COFINS (Contribuição para o financiamento da seguridade social). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule COFINS, este campo terá valor nulo.

Valor COFINS

É o valor total do COFINS (COFINS * Base COFINS).

Base INSS

É a base de cálculo do INSS (Imposto Nacional do Seguro Social). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule INSS, este campo terá valor nulo.

Valor INSS

É o valor total do INSS (INSS * Base INSS).

Base IRRF

É a base de cálculo do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule IRRF, este campo terá valor nulo.

Valor IRRF

É o valor total do IRRF (IRRF * Base IRRF).

Peso Líquido

Informe o peso do produto sem a embalagem.

Peso Bruto

Informe o peso do produto com a embalagem.

Volume

Informe o volume do produto.

Pedido do Cliente

Informe o número do pedido de vendas do cliente.

Número OV

Informe o número do orçamento de vendas.

Item OV

Informe o número do item do orçamento de vendas.


Documento Origem

Prefixo Origem


Item Origem


Quantidade Liberada

É a quantidade de itens liberados.

Faturado

É a quantidade de itens já faturados.

Eliminado

É a quantidade de itens eliminados do pedido (itens baixados por resíduo).

Saldo

É a quantidade de itens que faltam ser entregues.



Dicas:



A guia a seguir possibilita um breve resumo dos valores do pedido. Veja a ilustração abaixo:


Figura 1.5     Guia Resumo de Valores.



Observação: Os valores dessa guia são aplicados no preço total do pedido.



A guia Resumo de Valores (Figura 1.5) é composta pelos seguintes campos:

Valor Mercadorias

É o valor total das mercadorias inclusas no pedido.

Valor Frete

É o valor do frete aplicado no valor do pedido.


Valor Seguro

É o valor do seguro adicionado ao valor pedido.

Valor Outras Despesas

É o valor de qualquer despesa adicional inclusa no valor do pedido.

Desconto

É a porcentagem de desconto aplicada no valor do pedido.

Valor Desconto

É o valor do desconto aplicado no valor do pedido.

Comissão

É o percentual de comissão do vendedor aplicado no valor do pedido.

Base Comissão

É o valor utilizado como referência para calcular a comissão do vendedor. Este valor é igual ao Valor Bruto.

Valor Comissão

É o valor da comissão do vendedor.

Peso Bruto

É a soma do peso de todos os produtos (com embalagem) que compõem o pedido.

Peso Líquido

É a soma do peso de todos os produtos (sem embalagem) que compõem o pedido.

Volumes

Informe o volume do pedido. Este volume está associado à quantidade de

produtos do pedido. Exemplo: 500 caixas, 200 fardos, etc.

Espécie

É a espécie de volume. Exemplo: caixa, fardo, caixa/fardo.

Marca

Informe a marca dos produtos. Exemplo: Sansung, LG, etc.

Valor Financeiro

É o valor financeiro do pedido.

Total Bruto

É o valor do pedido com desconto.

Total Líquido

É o valor do pedido sem desconto.






A guia a seguir possibilita um breve resumo dos impostos utilizados no pedido. Veja a ilustração abaixo:


Figura 1.6     Guia Impostos.







A guia a seguir possibilita cadastrar Histórico. Veja a ilustração abaixo:


Figura 1.7     Guia Dados do Cliente.



Para encerrar o cadastro, clique no botão Gravar registro .



Dica:

Para baixar o pedido por resíduo, clique no botão Liberação por Resíduo.