Orçamento de Vendas

Parent Previous Next

2.2.2.1 – Orçamentos de Vendas


O módulo de Orçamento de Vendas permite orçar o preço de um produto ou conjunto de produtos e em seguida enviar para um determinado cliente através do gerenciador de e-mails do Sistema. Caso os preços, formas e condições de pagamento satisfaçam as necessidades do cliente, podemos Efetivar o Orçamento (gerar um pedido de vendas com base no orçamento de vendas).


Entre as informações básicas contidas no orçamento, podemos citar: vendedor, cliente, transportadora, condição de Pagamento e forma de pagamento.



2.2.2.1 – Efetuando um novo orçamento


No menu principal, clique em Lançamentos, Processos do Faturamento, Orçamentos, e de um duplo clique em Orçamentos de Vendas (conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Lançamentos de Orçamentos de Vendas.








Na janela Lançamentos de Orçamentos de Vendas, clique no botão Inserir registro.


Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.2     guia 2-Cadastrais.


A guia 2-Cadastrais (figura 1.2) é composta pelos seguintes campos:

Situação

É a situação atual do orçamento. Por padrão, todo orçamento novo tem situação classificada como em aberto.

As situações são:


O orçamento ainda não foi efetivado (gero pedido).                  

     

     Apenas uma parcela dos itens do orçamento foi efetivada.


     Todos os itens do orçamento foram efetivados.


Apenas uma parcela dos itens do orçamento foi efetivada e o restante foi descartado pelo cliente. Exemplo:


Em um orçamento contendo quatorze itens, foram efetivados apenas sete, entretanto o cliente não deseja receber o restante por um determinado motivo, então, os sete itens restantes são descartados, ou seja, o orçamento é efetivado por resíduo.

Número

É o código de identificação do orçamento. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.



Emissão

Informe a data de emissão do orçamento. Este campo é sugerido automaticamente pelo sistema.

Vendedor

Informe o vendedor que efetuou o orçamento. Este campo é sugerido automaticamente de acordo com o usuário que acessou o sistema. Todo usuário está vinculado a um vendedor, pois essa informação é contemplada no cadastro de vendedores. Para mais informações, consulte o tópico Vendedores.

Cliente

Informe o código do cliente e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o cliente em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Clientes, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo cliente, consulte o tópico Clientes.

UF

Informe o estado.

Endereço p/ Entrega?

Informe o endereço para entrega dos produtos do orçamento. As possíveis opções são:

Tipo de Preço

Informe o tipo de preço. Esses preços são cadastrados em Produtos, guia Valores do Produto. Para mais informações, consulte o tópico Produtos.

Condição de Pagamento

Informe o código da condição de pagamento e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a condição de pagamento em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Condições de Pagamentos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova condição de pagamento, consulte o tópico Condições de Pagamentos.

Forma de Pagamento

Informe a forma de pagamento.

Tipo do Frete

Informe o tipo de frete. Os tipos de frete são:



   

 



Dicas:

Transportadora

Informe o código da transportadora e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a transportadora em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Transportadoras, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova transportadora, consulte o tópico Transportadoras.

Tabela de Preço

Informe o código da tabela de preços e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a tabela de preços em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Tabelas de Preços para Fornecedores, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para mais informações, consulte o tópico Tabela de Fornecedores.

Data de Validade

Informe a data de validade do orçamento.

Observação

Informe uma observação sobre o orçamento.

Moeda

Informe a unidade monetária que será utilizada na compra. Caso a unidade monetária utilizada for o real, não há necessidade de preencher este campo.

Taxa da Moeda

Informe o valor em reais da unidade monetária utilizada. Caso a unidade monetária utilizada for o real, não há necessidade de preencher este campo. Para mais informações, consulte o tópico Moedas.



Agora a próxima etapa é cadastrar os itens que irão compor o orçamento. Veja a guia abaixo:

Figura 1.3     Adicionando itens no orçamento.



A guia acima (figura 1.3) é composta pelos seguintes campos:

Item

É o código de identificação do item. Este campo é gerado automaticamente ao preencher o campo produto.

Produto

Informe o código do produto. Também é possível escolher o produto em uma lista. Para escolher, clique sobre o campo Produto, botão Selecionar.

Aparecerá a janela Cadastro de Produtos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique no produto desejado.

Descrição

Informe o nome do produto. Este campo é gerado automaticamente caso o produto informado tenha descrição. Para alterar a descrição, dê um duplo clique sobre o campo e informe a descrição desejada.

1aUM

Informe a sigla da unidade de medida do produto. As siglas utilizadas são:



Dica: Para cadastrar uma nova unidade de medida, consulte o tópico Listas.


Local

Informe o local de armazenagem do produto no estoque. Por padrão, ele é definido como 01. Para melhorar a organização do estoque, podemos subdividi-lo em setores ou até mesmo em alas (corredores).  A divisão pode ser feita de acordo com o tipo, preço ou tamanho do produto.  

Exemplo de divisão por tipo:

Ala01 - Produtos de limpeza

Ala02 – Biscoitos


Dica: Para cadastrar um novo local de armazenagem, consulte o tópico Listas.


Quantidade

Informe quantidade de itens.

Unitário

Informe o preço unitário de cada item.

Total

É preço total dos itens (quantidade * unitário). Este campo é gerado automaticamente ao preencher os campos Quantidade e Unitário.

Desconto

Informe o percentual de desconto do item.

Valor Desconto

Informe o valor de desconto do item.



Observação: Ao preencher o campo Desconto, o campo Valor Desconto é gerado automaticamente e vice-versa.


Valor Despesas

Informe o valor da despesa (um custo adicional qualquer).

Valor Frete

Informe o valor do Frete.

Valor Seguro

Informe o valor do seguro.

Valor Financeiro

Informe o valor que será informado ao setor financeiro. Este valor é igual ao valor Líquido.



Observação: Se caso a regra fiscal informada estiver configurada para não gerar financeiro, este campo terá valor nulo. Para mais informações, consulte o tópico Regras Fiscais.


Valor Bruto

É valor do produto com desconto.

Valor Líquido

É valor do produto sem desconto.

Unitário Moeda

Caso o orçamento utilize uma unidade monetária diferente do Real, este campo será preenchido com o preço unitário do produto na respectiva moeda.

Preço Lista

É o preço de venda praticado no produto. Para cadastrar um novo preço de lista, consulte o tópico Produtos.

Entrega

Informe a data de entrega do orçamento.

Comissão

É o percentual de comissão do vendedor. Exemplo: 5%, 15%.

Base Comissão

É o valor utilizado como referência para calcular a comissão do vendedor. Este valor é igual ao Valor do Bruto.

Valor Comissão

É o valor da comissão do vendedor.


Regra

Informe o código da regra fiscal. Também é possível escolher a regra em uma lista. Para escolher, clique sobre o campo Regra, botão Selecionar. Aparecerá a janela Cadastro de Regras Fiscais, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na regra desejada. Para cadastrar uma nova regra, consulte o tópico Regras Fiscais.

CFOP

Informe o código da operação fiscal. Exemplo: 3101.

CF

Informe a classificação fiscal. Exemplo: D, E.

ST

Informe a substituição tributária. Exemplo: 100.

%ML

É a porcentagem de lucro sugerido no cadastro de produtos. Para mais informações consulte o tópico Produtos.

IPI

Informe o percentual do IPI (Imposto sobre produtos industrializados). O valor desde campo vem do cadastro de produtos. Se o valor não for definido no cadastro de produtos, ele será acessado da regra fiscal informada no campo Regra.

Base IPI

É a base de cálculo do IPI. O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule IPI, este campo terá valor nulo.

Valor IPI

É o valor total do IPI (IPI * Base IPI).

ICMS

Informe o percentual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra.

Se o valor não for definido na regra, ele será acessado do cadastro de produtos.

Caso o valor também não tenha sido definido no cadastro de produtos, ele será acessado do parâmetro alíquota de estado. Para mais informações, consulte o tópico Parâmetros.

Base ICMS

É a base de cálculo do ICMS. O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule ICMS, este campo terá valor nulo.

Valor ICMS

É o valor total do ICMS (ICMS * Base ICMS).

Base ICMS – ST

É a base de cálculo do ICMS – ST (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – Substituição Tributária). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule ICMS - ST, este campo terá valor nulo.

Valor ICMS – ST

É o valor total do ICMS - ST (ICMS - ST * Base ICMS - ST).

ISS

Informe o percentual do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). O valor desde campo vem do cadastro de produtos. Se o valor não for definido no cadastro de produtos, ele será acessado da regra fiscal informada no campo Regra.

Base ISS

É a base de cálculo do ISS. O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule ISS, este campo terá valor nulo.

Valor ISS

É o valor total do ISS (ISS * Base ISS).

Base PIS

É a base de cálculo do PIS (Programa de Integração Social). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule PIS, este campo terá valor nulo.

Valor PIS

É o valor total do PIS (PIS * Base PIS).

Base COFINS

É a base de cálculo do COFINS (Contribuição para o financiamento da seguridade social). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule COFINS, este campo terá valor nulo.

Valor COFINS

É o valor total do COFINS (COFINS * Base COFINS).

Base IRRF

É a base de cálculo do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule IRRF, este campo terá valor nulo.

Valor IRRF

É o valor total do IRRF (IRRF * Base IRRF).

Base INSS

É a base de cálculo do INSS (Imposto Nacional do Seguro Social). O valor desde campo vem da regra fiscal informada no campo Regra. Caso a regra fiscal escolhida não calcule INSS, este campo terá valor nulo.

Valor INSS

É o valor total do INSS (INSS * Base INSS).

Efetivado

É a valor do orçamento quando efetivado (gerar pedido).

Saldo

É a quantidade de itens que faltam ser entregues.



Dicas:

A guia a seguir possibilita um breve resumo dos valores do orçamento. Veja a ilustração abaixo:


Figura 1.4     Guia Resumo de Valores.



Observação:



A guia acima (Figura 1.4) é composta pelos seguintes campos:

Valor Mercadorias

É o valor total das mercadorias inclusas no orçamento.

Valor Frete

É o valor do frete aplicado no valor do orçamento.

Valor Seguro

É o valor do seguro adicionado ao valor orçamento.

Valor Outras Despesas

É o valor de qualquer despesa adicional inclusa ao valor do orçamento.

Desconto

É a porcentagem de desconto aplicada no valor do orçamento.

Valor Desconto

É o valor do desconto aplicado no valor do orçamento.

Comissão

É o percentual de comissão do vendedor aplicado no valor do orçamento.

Base Comissão

É o valor utilizado como referência para calcular a comissão do vendedor. Este valor é igual ao Valor do Bruto.

Valor Comissão

É o valor da comissão do vendedor.

Valor Financeiro

É o valor financeiro do orçamento.

Total Bruto

É o valor do orçamento com desconto.


Total Líquido

É o valor do orçamento sem desconto.



A guia a seguir possibilita um breve resumo dos impostos utilizados no orçamento. Veja a ilustração abaixo:


Figura 1.5     Guia Impostos.



A guia a seguir possibilita cadastrar os dados do cliente. Veja a ilustração abaixo:


Figura 1.6     Guia histórico do orçamento.



Para encerrar o cadastro, clique no botão Gravar registro .




2.2.2.1 - Aprovação de Orçamentos


O módulo de Aprovação de Orçamentos permite aprovar o orçamento de um produto ou conjunto de produtos. Caso os preços, formas e condições de pagamento satisfaçam as necessidades do cliente, podemos (gerar um pedido de vendas com base no orçamento de vendas).


2.2.2.1 – Efetuando uma Aprovação de orçamento



No menu principal, clique em Lançamentos, Processos do Faturamento, Orçamentos, e de um duplo clique em Orçamentos de Vendas (conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Lançamentos de Orçamentos de Vendas.



Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.2         Acessando a janela Lançamentos de Orçamentos de Vendas.

Nesta tela poderá ser realizada pesquisa de orçamento de venda a ser efetivado, com os seguintes critérios:


Número: Número que foi gerado no orçamento de venda.

Emissão: Data em que foi gerado o orçamento de venda.

Vendedor: Código do vendedor que gerou o orçamento de venda.

Nome do Vendedor: Nome do vendedor que gerou o orçamento de venda.

Cliente: Código do cliente que solicitou o orçamento de venda.

Nome do Cliente: Nome do vendedor cliente que solicitou o orçamento de venda.



Após ser realizado a pesquisa na Janela Lançamento de Orçamento de Vendas:(Conforme Figura 1.2 ) Acessando a janela Lançamentos de Orçamentos de Vendas.


Figura 1.2         Acessando a janela Lançamentos de Orçamentos de Vendas.


Deverá selecionar o orçamento, clique no botão Efetivar e confirme a efetivação do orçamento de venda.


Aparecerá a seguinte tela:




Número do Pedido Gerado:

É o código de identificação do Pedido. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.


Na aprovação de orçamento existem várias situações de aprovação. Apertando o botão direito do mouse e selecionando a opção Legenda aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.4         Acessando a janela Legenda da situação do orçamento de venda.


Situação do orçamento de venda


É a situação atual do orçamento. Por padrão, todo orçamento novo tem situação classificada como em aberto.

As situações são:



O orçamento ainda não foi efetivado (não gerou pedido).    

             

     

     Apenas uma parcela dos itens do orçamento foi efetivada.



     Todos os itens do orçamento foram efetivados.





Apenas uma parcela dos itens do orçamento foi efetivada e o restante foi descartado pelo cliente. Exemplo:


Em um orçamento contendo quatorze itens, foram efetivados apenas sete, entretanto o cliente não deseja receber o restante por um determinado motivo, então, os sete itens restantes são descartados, ou seja, o orçamento é efetivado por resíduo.


Dicas: