Liberação Expedição

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2.2.3.7 – Liberação Expedição


A Liberação de Expedição é utilizada para efetuar pelo conferente, responsável por conferir o estado das mercadorias e embalá-las, se necessário.


Conferir o estado das mercadorias consiste em se certificar que a mercadoria está em perfeitas condições, ou seja, pronta para o uso. No caso de equipamentos elétricos e eletrônicos, o conferente verificará se a mercadoria não contém deformação, risco, fragmentação, mau funcionamento ou violação da embalagem original. Para exemplificar este processo, vamos pegar como exemplo um hipermercado. Quando realizamos a compra de um eletrodoméstico, há possibilidade de testar o equipamento, que por sinal nunca fazemos, por pressa ou falta de tempo. Este é um exemplo de expedição realizada pelo conferente.


No caso de vendas a varejo de mercadorias perecíveis, o conferente se certifica que a embalagem das mercadorias está em bom estado e que o prazo de validade é válido.

Depois de se certificar que a mercadoria está em perfeito estado, o conferente realiza a embalagem das mesmas, se necessário. Depois de conferidas e embaladas, as mercadorias estão prontas para chegar ao seu destino.


Caso seja necessário transportar as mercadorias, é acionada a transportadora, se necessário, que se incumbirá de transportar as mercadorias até o seu destino. Enquanto isso é realizada a geração da nota fiscal, que veremos no diagrama a seguir.


Para bloquear o Pedido de Vendas por Liberação Expedição deverá estar configurado no Parâmetro.








Para configurar o Parâmetro, no menu principal clique em Configuração, Parâmetros (Conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Parâmetros


Aparecerá a seguinte janela:

Figura 1.2       janela Cadastro de Parâmetros do Sistema.


Para configurar a Liberação Expedição devemos localizar o Parâmetro:

SV_CONTROLE_EXPEDICAO (Conforme a figura 1.2). Para isso, informe um critério de busca escolhendo por qual campo que o parâmetro será pesquisado.

Ao localizar o Parâmetro SV_CONTROLE_EXPEDICAO, na guia 2-Cadastrais (figura 1.3) é composta pelos seguintes campos:

Figura 1.3       janela Cadastro de Parâmetros do Sistema.



Status

Classifique o status do Parâmetro Ativo.


Valor

Deverá estar configurado como TRUE.


Proprietário

Proprietário do parâmetro Sistema.

Clique em Salvar Registro , feche a janela e reinicie o Sistema Impacto, ou seja, feche o Sistema Impacto e abra novamente.


Para verificar se o pedido de vendas está bloqueado por Liberação Expedição clique em Lançamentos, Processos do Faturamento, Pedidos de Vendas, e de um duplo clique em Pedidos de Vendas. Após realizado a pesquisa do pedido de vendas podemos identificar que o Pedido de Vendas está “Bloqueado Expedição” (Conforme figura 1.4).

Figura 1.4         janela Pedidos de Vendas

Figura 1.4.1         janela Pedidos de Vendas


2.2.3.7 – Efetuando uma Liberação Expedição


No menu principal, clique Lançamentos, Processos do Faturamento, Pedidos, Liberação Expedição (conforme a figura 1.5).

Figura 1.5  Acessando a janela Liberação Expedição.

Aparecerá a seguinte janela:

Figura 1.6         Acessando a janela Liberação da Expedição.

Nesta janela (Conforme figura 1.6) deverá ser realizada a busca do Pedido de Venda que foi bloqueado pela Liberação Expedição, dê duplo clique no Pedido de Venda para o pedido ser liberado por expedição (Conforme figura 1.7).

Figura 1.7         janela Liberação da Expedição.

Para verificar se o pedido de Vendas está Pronto para Faturar, clique em Lançamentos, Processos do Faturamento, Pedidos de Vendas, e de um duplo clique em Pedidos de Vendas. Após realizado a pesquisa do pedido de vendas podemos identificar que o Pedido de Vendas está “Pronto para Faturar” (Conforme figura 1.8).

Figura 1.8   janela Pedidos de Vendas.

Figura 1.8.1   janela Pedidos de Vendas.