Liberação de Crédito

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2.2.3.4 – Liberação de crédito




A liberação de Crédito é usada para liberação de vendas a prazo, quando o limite de crédito estipulado para o cliente for inferior ao valor da venda. Significa que a análise de crédito ocorrerá somente em vendas onde a forma de pagamento praticada for a prazo. Quando essa condição ocorrer, o analista de crédito consultará a situação jurídica do cliente, no intuito de encontrar restrições que venham impossibilitar a venda.


Existem dois meios disponíveis para consultar a vida jurídica do cliente e se certificar de que o mesmo pode comprar a prazo. A primeira é fazendo uso do histórico do cliente, que contém informações das últimas compras efetuadas pelo cliente com a empresa. Este meio não é aplicável a novos clientes, já que o sistema mantém apenas o histórico dos clientes que já realizaram alguma compra.


O outro meio é externo ao sistema, representado pelo caso de uso Verificar se o cliente possuir restrições junto ao SPC e Serasa. O Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) possuem banco de dados privados com informações de crédito dos consumidores, de acordo com o código de defesa do consumidor.


Após realizar as devidas consultas, ficará ao critério do analista de crédito aprovar ou não a venda, levando em consideração os meios de consulta utilizados.




Obs.:(Para mais informações, consulte o tópico Cadastros de Clientes) e deverá estar configurado no Parâmetro.






Para configurar o Parâmetro, no menu principal clique em Configuração, e de um duplo clique em Parâmetros (Conforme a figura 1.1).

Figura 1.1         Acessando a janela Parâmetros


Aparecerá a seguinte janela:

Figura 1.2       janela Cadastro de Parâmetros do Sistema.


Para configurar a Liberação de Crédito devemos localizar o Parâmetro:

SV_CONTROLE_CREDITO (Conforme a figura 1.2). Para isso, informe um critério de busca escolhendo por qual campo que o parâmetro será pesquisado.

Ao localizar o Parâmetro SV_CONTROLE_CREDITO, na guia 2-Cadastrais (figura 1.3) é composta pelos seguintes campos:

Figura 1.3       janela Cadastro de Parâmetros do Sistema.


Status

Classifique o status do Parâmetro Ativo.


Valor

Deverá estar configurado como TRUE.


Proprietário

Proprietário do parâmetro Sistema.



Clique em Salvar Registro , feche a janela e reinicie o Sistema Impacto, ou seja, feche o Sistema Impacto e abra novamente o Sistema Impacto.

Para verificar se o Pedido de Vendas está bloqueado por Liberação de Crédito, clique em Lançamentos, Processos do Faturamento, Pedidos de Vendas, e de um duplo clique em Pedidos de Vendas. Após realizado a pesquisa do Pedido de Vendas podemos identificar que o Pedido de Vendas está “Bloqueado Crédito” (Conforme figura 1.4).

Figura 1.4         janela Pedidos de Vendas

Figura 1.4.1 janela Pedidos de Vendas