Geração de Faturas à Receber

Parent Previous Next

2.3.3.3.1 – Geração de Faturas a Receber



Com a geração de faturas, podemos unir vários títulos em um único título com o valor acumulado dos mesmos. Vamos imaginar o seguinte:

Um cliente possui três títulos em aberto e deseja quita-los. Para a quitação, podemos entrar em acordo com o cliente gerando um novo título com o valor acumulado dos títulos em aberto, permitindo assim que o cliente obtenha um desconto para pagamento à vista, por exemplo.






2.3.3.3.1 – Efetuando a geração de faturas a receber


No menu principal, clique em Lançamentos, Processos do Financeiro, Contas a Receber, Faturas, Geração de Faturas a Receber (conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Geração de Faturas a Receber.








Aparecerá a seguinte janela:

Figura 1.2         janela Geração de Faturas a Receber.






Na geração de faturas a receber, podemos delimitar a faixa de títulos que irão gerar a fatura. Esta faixa é determinada através de três modos, selecionando por data de emissão, código ou prefixo do título. Lembrando que os três modos estão inter-relacionados, ou seja, eles determinarão em conjunto quais títulos irão gerar fatura a receber.














A janela Geração de Faturas a Receber é composta pelos seguintes campos:

Cliente

Informe o código do cliente e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o cliente em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Clientes, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo cliente, consulte o tópico Clientes.

Emissão De e Emissão Até

Informe a data de emissão inicial e final para o filtro.

Exemplo:

Informando Emissão De = 10/09/2007 e Emissão Até = 10/10/2007, será gerada uma fatura com o valor acumulado dos títulos emitidos de 10/09/2007 até 10/10/2007.

Título De e Título Até

Informe  o código inicial e final do título para o filtro.

Exemplo:

Informando Título De = 547 e Título Até = 587, será gerada uma fatura com o valor acumulados dos títulos com código de identificação 547 até 587.

Prefixo De e Prefixo Até:

Informe o prefixo inicial e final do título para o filtro.

Exemplo:

Informando Prefixo De = UNI e Prefixo Até = UNI, será gerada uma fatura dos títulos que contenham o prefixo UNI.

Seleciona Títulos:

Escolhendo a opção Sim, o sistema automaticamente selecionará todos os itens da janela Selecionando Títulos (Conforme a Figura 1.3).



Após preencher todos os campos, clique em Confirmar. Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.4       janela Fatura a Receber.



Selecione os títulos desejados e clique no botão Confirmar.



Observação:

No exemplo acima, será gerado uma fatura dos títulos que atenderem a todos os critérios de filtros estipulados, ou seja, a fatura será composta apenas pelos títulos emitidos de 10/09/2007 a 10/10/2007, com código de identificação 547 a 587 e que contenham o prefixo UNI.



Dica:

Para maiores esclarecimentos, consulte o tópico Sistema de Filtros.