Fornecedores

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1.2.1 – Fornecedores


Com o Sistema Impacto o controle de fornecedores torna-se fácil, porque todos os controles relacionados estão disponíveis de forma centralizada, ou seja, em uma única tela. Histórico de compras, limite de crédito, saldo devedor, primeira compra, última compra, maior compra, menor compra, são informações que estão disponíveis ao selecionar um fornecedor.

1.2.1.1 – Cadastrando um novo Fornecedor


No menu principal, clique em Cadastros, Fornecedores, e de um duplo clique em Fornecedores (conforme a Figura 1.1).


Figura 1.1          Acessando a janela Cadastro de Fornecedores.


Na janela Cadastro de Fornecedores, clique no botão Inserir registro.

Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.2      guia 2-Cadastrais.



A guia 2-Cadastrais (Figura 1.2) é composta pelos seguintes campos:

Status

Classifique o status do fornecedor em Ativo, Inativo ou Bloqueado.

Data Cadastro

É a data de inclusão do cadastro. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Código

É o código de identificação do fornecedor. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Pessoa

Classifique o fornecedor como pessoa Física (cidadão comum) ou Jurídica (organização, empresa ou instituição).

Nome Reduzido

Informe o nome reduzido do fornecedor.

Nome / Razão

Informe o nome ou razão social do fornecedor.

Endereço

Informe o endereço do fornecedor.

Número

Informe o número para endereço do fornecedor.

Complemento

Informe o complemento para endereço do fornecedor.

Unidade Federativa

Informe o estado para endereço do fornecedor.

Município

Informe o município para endereço do fornecedor.

Bairro

Informe bairro para endereço do fornecedor.

CEP

Informe o CEP para endereço do fornecedor.

CNPJ

Informe o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).        

Inscrição Estadual

Informe a inscrição estadual.        

CPF

Informe o CPF (Cadastro de Pessoa Física).        

RG

Informe o RG (Registro Geral).

DDI

Informe o código para ligação interurbana internacional.

DDD

Informe o código para discagem direta à distância.

Telefone

Informe o telefone do fornecedor.

Data de Nascimento

Informe a data de nascimento do fornecedor.        

Correio Eletrônico

Informe o e-mail de contato do fornecedor.

Home-Page

Informe a Home-Page do fornecedor.

Observação

Informe uma observação sobre o fornecedor.

Notifica por E-mail?

Informe se esse cliente será notificado com os arquivos da NF-e.

Correio Eletrônico p/ NF-e

Informe o e-mail que os arquivos NF-e serão enviados.

Código do País

Código alfabético ou numérico desenvolvidos para representar países.

Nome do País

Nome do pais respectivo ao código.



Observação:

5-Produtos).



A próxima etapa é cadastrar os dados de créditos e compras do fornecedor, clique na guia 3-Crédito/Compras.



Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.3     guia 3-Crédito/Compras.



A guia 3-Crédito/Compras (Figura 1.3) é composta por dois painéis, Dados sobre Crédito e Dados sobre Compras.



O Painel Dados sobre Crédito é composto pelos seguintes campos:

Limite de Crédito

Informe o limite de crédito da sua empresa com o fornecedor.

Vencimento LC

Informe a data de vencimento do limite de crédito. Após o vencimento, o crédito será bloqueado.



Dica: Para acessar o calendário do sistema, dê um duplo clique sobre a caixa de texto do campo Vencimento LC.



Aparecerá a seguinte janela:



Figura 1.4     Calendário.


Observação: Os campos a seguir do painel Dados Sobre Crédito são gerados automaticamente pelo sistema.


Saldo Devedor

É o valor total de títulos em aberto com o fornecedor.

Saldo Crédito

É a diferença entre o limite de crédito e o saldo devedor.

Maior Saldo LC

É o maior saldo de crédito fornecido pelo fornecedor.

Menor Saldo LC

É o menor saldo de crédito fornecido pelo fornecedor.

Primeira Compra

É a data da primeira compra efetuada pela sua empresa com o fornecedor.

Última Compra

É a data da última compra efetuada pela empresa com o fornecedor.

Maior Compra

É o valor da maior compra efetuada pela sua empresa com o fornecedor.

Menor Compra

É o valor da menor compra efetuada pela empresa com o fornecedor.

Média Atraso

É a média aritmética do total de dias atrasados para efetuar o pagamento dos títulos.

Número Compras

É a quantidade total de compras efetuadas pela sua empresa com o fornecedor.

Saldo em Atraso

É o valor total de títulos vencidos.

Títulos em Atraso

É quantidade total de títulos em atraso.

Maior Título

É o valor do maior título em atraso.

Menor Título

É o valor do menor título em atraso.  

Cheques Devolvidos

É quantidade total de cheques devolvidos.

Última Devolução

É a data da última devolução de um cheque.

A próxima etapa é cadastrar os dados que serão sugeridos ao efetuar uma compra. O painel Dados sobre Compras é composto pelos seguintes campos:

Banco

Informe o código do banco.

Agência

Informe o código da agência.

Conta

Informe o número da conta.

Depois pressione a tecla Enter. Também é possível escolher o banco em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa, aparecerá à janela Cadastro de bancos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo banco, consulte o tópico Bancos.

Grupo do Fornecedor

Informe o código do grupo do fornecedor e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o grupo do fornecedor em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Grupo de Fornecedores, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo grupo do fornecedor, consulte o tópico Grupo de Fornecedores.

Transportadora

Informe o código da transportadora e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a transportadora em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Transportadoras, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova transportadora, consulte o tópico Transportadoras.



Segmento de Mercado

Informe o código do segmento de mercado e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o segmento de mercado em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Segmento de Mercado, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo segmento de mercado, consulte o tópico Segmento de Mercado.

Condição de Pagamento

Informe o código da condição de pagamento e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a condição de pagamento em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Condições de Pagamento, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova condição de pagamento, consulte o tópico Condições de Pagamento.

Forma de Pagamento

Informe a forma de pagamento da sua empresa.

Categoria Financeira

Informe o código da categoria financeira e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a categoria financeira em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Categorias Financeiras, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na categoria financeira desejada. Para cadastrar uma nova categoria financeira, consulte o tópico Categorias Financeiras.

% Desconto

Informe o percentual de desconto da sua empresa com o fornecedor ao realizar uma compra.

Tipo de Frete

Informe o tipo de frete do Fornecedor. Os tipos de frete são:




Dicas:


Tipo de Preço

Informe o tipo de preço do fornecedor. Esses preços são cadastrados nas tabelas de fornecedores. Para mais informações, consulte o tópico Tabela de Fornecedores.


Cliente

Informa um cliente associado ao fornecedor


Vendedor

Informa um vendedor associado ao fornecedor



Agora a próxima etapa é cadastrar os contatos do fornecedor, clique na guia 4-Contatos.


Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.5     guia 4-Contatos.




A guia 4-Contatos (Figura 1.5) é composta pelos seguintes campos:

Item

É o código de identificação do contato. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Nome

Informe o nome do contato.

Área

Informe o segmento de mercado em que o contato atua.

Cargo

Informe o cargo que o contato desempenha.

DDI

Informe o código para ligação interurbana internacional.

DDD

Informe o código para discagem direta à distância.

Número

Informe o telefone do contato.

Ramal

Informe o ramal do telefone.

Tipo

Informe o tipo de telefone. Dê um duplo clique no campo e selecione a opção desejada.

Email

Informe um e-mail para contato.



Dicas:



Lembrete: O sistema de cadastro utilizado na guia 4-Contatos é similar ao do Excel.





Agora a próxima etapa é cadastrar os produtos mais vendidos pelo fornecedor, clique na guia 5-Produtos.


Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.6      guia 5-Produtos.



A guia 5-Produtos (Figura 1.6) é composta pelos seguintes campos:

Item

É o código de identificação do produto. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Produto

Informe o nome do produto.

Produto Fornecedor

Informe o código do produto utilizado pelo fornecedor.

Descrição Fornecedor

Informe o nome do produto utilizado pelo fornecedor.

Código de Barras Fornecedor

Informe o código de barras do produto.

Unidade de Medida

Informe a sigla da unidade de medida do produto. As siglas usadas são:




Dicas:



Lembrete: O sistema de cadastro utilizado na guia 5-Produtos é similar ao do Excel.



Observação: As informações desta guia são meramente informativas, não sendo atualizadas pelo sistema.




Para encerrar o cadastro, clique no botão Gravar registro .




1.1.1 – Cadastrando o Fornecedor como Cliente


No menu principal, clique em Cadastros, Fornecedores, e de um duplo clique Fornecedores (conforme a Figura 1.12).


Figura 1.12         Acessando a janela Cadastro de Fornecedores.


Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.13         Acessando a janela Cadastro de Fornecedores.


Para realizar uma consulta do Fornecedor (Figura 1.13), informe em Campos o campo em que será realizada a pesquisa, em Buscar o conteúdo do campo a ser pesquisado, e por último, clique no botão Pesquisar para iniciar a pesquisa. Para mais informações, consulte o Tópico Sistema de Busca.

Ao realizar uma pesquisa do Fornecedor, serão exibidas as informações correspondentes do fornecedor consultado, clique em criar cliente (conforme figura 1.14).


Figura 1.14         Acessando a janela Cadastro de Fornecedores.

Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.15         Acessando a janela Informação.

Cliente gerado:

É o código de identificação do cliente. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema (conforme a Figura 1.15).


Observação: O cadastro do Fornecedor como Cliente é utilizado na Compensação a Pagar. Para mais informações, consulte o tópico Compensação a Pagar.