Contas à Receber

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        1. - Contas a Receber



O Sistema de contas a receber permite controlar todos os lucros gerados pela sua empresa, por intermédio de títulos a receber. Cada receita terá um título a receber correspondente, permitindo a inclusão de descontos, acréscimos, decréscimos e juros. O Sistema ainda possibilita o parcelamento de um título a receber através da projeção de títulos, gerando quantas parcelas forem necessárias.






        1. - Cadastrando uma nova conta a receber


No menu principal, clique em Lançamentos, Processos do Financeiro, Contas a Receber, Contas a Receber (conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Cadastro de Contas a Receber.












Na janela Cadastro de Contas a Receber, clique no botão Inserir registro.


Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.2     guia 2-Cadastrais.



A guia 2-Cadastrais (figura 1.2) é composta pelos seguintes campos:

Situação

Classifique a situação da conta a receber em:

Data Cadastro

É a data de criação do cadastro. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Prefixo

Informe o prefixo da conta. O prefixo identifica um grupo de títulos de mesma natureza.

Título

Informe o número do título.

Parcela

Informe o número da parcela.

Tipo

Informe o tipo de pagamento.

Fluxo Caixa?

Informe Sim quando a conta a receber em questão irá compor o fluxo de caixa (montante recebido pela sua empresa). Genericamente falando, está opção indica que o valor da conta a receber em questão irá para o caixa da sua empresa.



Cliente

Informe o código do cliente e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o cliente em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Clientes, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo cliente, consulte o tópico Clientes.

Categoria Financeira

Informe o código da categoria financeira que gerou a conta a receber e pressione a tecla Enter. Também é possível escolher a categoria financeira em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Categorias Financeiras, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na categoria financeira desejada. Para cadastrar uma nova categoria financeira, consulte o tópico Categorias Financeiras.

Forma de Pagamento

Informe a forma de pagamento.

Vendedor

Informe o código do vendedor e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o vendedor em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Vendedores, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo vendedor, consulte o tópico Vendedores.

Valor Comissão

É o valor da comissão do vendedor. Este campo será atualizado automaticamente caso o vendedor em questão tenha comissão. Para maiores esclarecimentos, consulte o tópico Vendedores.


O próximo passo é informar o banco, a agência e conta para recebimento da conta em questão.

Banco

Informe o código do banco.

Agência

Informe o código da agência.

Conta

Informe o número da conta.

Depois pressione a tecla Enter. Também é possível escolher o banco em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa, aparecerá a janela Cadastro de bancos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo banco, consulte o tópico Bancos.

Vencimento

Informe a data de vencimento da conta.


Vencimento Real

É o vencimento real da conta. Este vencimento considera apenas os dias úteis.

Exemplo:

Caso o vencimento ocorra em um sábado, o vencimento real será apenas na segunda-feira.

Valor

Informe o valor da conta.

Acréscimo

Informe um custo adicional acrescido no valor da conta.

Decréscimo

Informe um custo adicional decrescido no valor da conta.

Desconto Financeiro

Informe um percentual de desconto concedido para o título quando o pagamento for efetuado antecipadamente (antes do vencimento).

Tipo de Desconto

Classifique o tipo de desconto em:

O desconto será proporcional à quantidade de dias em que o pagamento foi realizado antecipadamente.


O desconto será dado independente da quantidade de dias, bastando que o pagamento ocorra antecipadamente.


Dias Desconto

Informe a quantidade de dias em que o pagamento foi realizado antecipadamente.

Lembrando que no caso do Desconto Fixo, é irrelevante a quantidades de dias, ou seja, o valor informado no campo Dias Desconto será desprezado pelo sistema.



Observação:

Se o desconto financeiro não for concedido, os valores informados nos campos Tipo de Desconto e Dias Desconto serão desprezados pelo sistema.


Taxa Permanência

Informe o valor da taxa de multa que será cobrada diariamente.

Juros

Informe a taxa de juros que será cobrada pelo pagamento atrasado. Esta taxa é fixa e independente da quantidade de dias em atraso.

Moeda

Informe o código da moeda e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a moeda em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Moedas, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na moeda desejada. Para cadastrar uma nova moeda f, consulte o tópico Moedas.

Taxa Moeda

É o valor da moeda informada em reais.

Saldo

É o saldo devedor restante para quitação do título. Este campo é atualizado automaticamente pelo sistema.

Efetuando Bruto

É valor já pago considerando os juros. Este campo é atualizado automaticamente pelo sistema.

Efetuando Líquido

É valor já pago desconsiderando os juros. Este campo é atualizado automaticamente pelo sistema.

Histórico

Informe uma observação da conta a receber.

Empresa de Origem

Informe a empresa que gerou a conta a receber.

Filial de Origem

Informe a filial que gerou a conta a receber.



A próxima etapa é cadastrar os possíveis rateios entre as categorias financeiras, clique na guia 4-Rateios. Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.3     guia 4-Rateios.



Os rateios são utilizados quando uma determinada conta pertence a duas ou mais categorias financeiras. Exemplo:


A conta a receber Venda da Panela de Pressão Fulgor, pertence a duas categorias financeiras, a Venda externa (venda ambulante) e Venda geral (venda no estabelecimento e venda ambulante).



A guia 4-Rateios (Figura 1.7) é composta pelos seguintes campos:

Categoria

Clique sobre o campo Categoria, depois de um clique no botão Selecionar. Aparecerá a janela Cadastro de Categorias Financeiras, clique no botão Pesquisar e escolha a categoria financeira desejada.

Descrição Categoria

É o nome da categoria financeira. Este campo é gerado automaticamente ao preencher o campo Categoria.

Percentual

Informe o percentual de rateio. Exemplo: 2%, 7%.

Valor

É o valor do rateio. Este campo é gerado automaticamente ao preencher o campo Percentual.



Observação: Ao preencher o campo Percentual, o campo Valor é gerado automaticamente

e vice-versa.


Dica:

Para mais informações, consulte o tópico Categorias Financeiras.



Agora a próxima etapa é cadastrar os históricos de cobrança, clique na guia 5-Histórico de Cobranças. Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.4     guia 5-Histórico de Cobrança.



Os históricos de cobrança são utilizados para cadastrar as possíveis cobranças relacionadas ao pagamento da conta em questão.



A guia Histórico de Cobranças (figura 1.4) é composta pelos seguintes campos:

Seq

É número de identificação da cobrança. Este campo é gerado automaticamente ao preencher o campo Data.

Data

Informe a data da realização da cobrança.

Motivo

Informe o motivo do atraso.

Providência

Informe a providência que o devedor irá tomar para realizar o pagamento da dívida.

Usuário

Informe o usuário responsável pela cobrança.



Para encerrar o cadastro, clique no botão Gravar registro .