Conciliação Bancária

Parent Previous Next

2.3.4.2 – Conciliação Bancária


A conciliação bancária é utilizada para realizar um comparativo entre os movimentos bancários realizados no Sistema Impacto com os movimentos realizados em uma determinada conta bancária e verificar se as datas dos mesmos coincidem.

Após o comparativo, os movimentos com datas diferentes poderão ser conciliados (igualados), evitando assim possíveis saldos irreais.



O que ocasiona um saldo irreal?

Um saldo irreal (não conciliado) é ocasionado por pequenos atrasos na entrada/saída de um movimento em uma determinada conta bancária. Podemos citar como fatores de atraso, por exemplo, à compensação de cheques ou o cadastro de um título realizado no sistema com vencimento incorreto.



2.3.4.2 – Efetuando uma conciliação bancária


No menu principal, clique em Lançamentos, Processos do Financeiro, Tesouraria, Conciliação Bancária (conforme a figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Conciliação Bancária.






Aparecerá a seguinte janela:

Figura 1.2        janela Conciliação Bancária.


A janela Conciliação Bancária é composta pelos seguintes campos:

Seleciona?

Informe os movimentos que serão relacionados. As possíveis opções são:

Banco/Agência/Conta

Informe a conta bancária onde será efetuada a conciliação bancária.

Movimento De e Até?

Informe a data inicial e final do movimento para o filtro. Exemplo:

Informando Movimento De 01/01/2009 e Movimento Até 01/01/2010, serão relacionados todos os movimentos realizados neste período.



Após preencher todos os campos, clique em Confirmar. Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.3        janela Conciliação Bancária – Selecionando Movimentos.


Na janela Conciliação Bancária – Selecionando Movimentos será exibida uma relação de todos movimentos pré-selecionados anteriormente.


Para alterar a data de um determinado movimento, dê um clique com o botão direito sobre o mesmo, clique na opção Informar Data, em seguida, informe a nova data do movimento na janela Calendário (figura 1.4).


Figura 1.4       Calendário.


Dica:

Para alterar o mês, clique no botão para retroceder um mês e no botão para avançar um mês. Para escolher um dia, dê um duplo clique sobre o mesmo.



Para marcar um movimento como conciliado, dê um duplo clique sobre o mesmo. Note que o movimento terá a indicação selecionado . Para deselecionar, dê novamente um duplo clique sobre o movimento.



Após selecionar os movimentos para conciliação, clique em Confirmar.  

Figura 1.5       janela Confirmação.



Para concluir a operação, clique em Sim.