Compensação à Receber

Parent Previous Next

2.3.3.4 – Compensação a Receber


O módulo de Compensação a Receber permite ao realizar uma devolução de venda, incluir a mesma como crédito do cliente.

Exemplo: O cliente solicitou uma devolução de venda do produto, com valor de R$ 1000,00. Utilizando o módulo de Compensação à Receber, podemos incluir o valor do produto de R$ 1000,00 como crédito do cliente, que pode ser utilizado na próxima compra.



2.3.3.4.1 – Cadastro de Cliente como Fornecedor

Para realizar uma Compensação a Receber, devemos cadastrar o Cliente como Fornecedor para realizar a Devolução de Venda. O cadastro do Cliente como Fornecedor é necessário para gerar uma Nota Fiscal de Entrada com espécie Devolução, fazendo com que o valor de venda fique como crédito para o cliente.

Observação:



2.3.3.4.2 – Cadastro de Regra Fiscal de Devolução de Venda

Para realizar Devolução de Venda, deverá cadastrar uma Regra Fiscal de Devolução de Venda sem gerar financeiro.

Observação:


2.3.3.4.3 – Cadastro de Espécie de Nota Fiscal de Entrada

Para realizar Devolução de Venda, deverá cadastrar uma Espécie de Nota Fiscal de Entrada como Devolução de Venda (DEV ou NFD).

Observação:

          1. – Devolução de Venda

Para realizar tais procedimentos é necessário lançar uma Nota Fiscal de Entrada com as seguintes informações e que se encarregará de efetivar a devolução propriamente dita:

Figura 1.11         Acessando a janela Notas Fiscais Para o Cliente e Produto.

Observação: Para mais informações sobre Nota Fiscal de Entrada, consulte o tópico Processos de Compras.


2.3.3.4.5 – Compensação à Receber

No menu principal, clique em Lançamentos, Processos do Financeiro, Contas a Receber, Compensação à Receber (conforme a figura 1.12)

Figura 1.12         Acessando a janela Compensação à Receber.

Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.13         Acessando a janela Compensação de Títulos à Receber.


Para realizar uma consulta do título (Figura 1.13), informe em Campos o campo em que será realizada a pesquisa, em Buscar o conteúdo do campo a ser pesquisado, e por último, clique no botão Pesquisar para iniciar a pesquisa. Para mais informações, consulte o Tópico Sistema de Busca.

Ao realizar uma pesquisa do Título, serão exibidas as informações correspondentes do título, clique em Compensar (Conforme figura 1.13).


Observação: O Título será baixado totalmente, somente se o saldo de crédito do cliente for maior ou igual ao título de venda.