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1.1 1 – Clientes


Com o Sistema Impacto o controle de clientes torna-se fácil, porque todos os controles relacionados estão disponíveis de forma centralizada, ou seja, em uma única tela. Histórico de compras, limite de crédito, saldo devedor, primeira compra, última compra, maior compra, menor compra, produtos mais consumidos são informações que estão disponíveis ao selecionar um cliente.


1.1.1 – Cadastrando um novo Cliente


No menu principal, clique em Cadastros, Clientes, e de um duplo clique me Clientes (conforme a Figura 1.1).


Figura 1.1         Acessando a janela Cadastro de Clientes.







Aparecerá a seguinte Tela:


Figura 1.2         Acessando a janela Cadastro de Clientes.


Na janela Cadastro de Clientes, clique no botão Inserir registro.


Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.3     guia 2-Cadastrais.



A guia 2-Cadastrais (Figura 1.3) é composta pelos seguintes campos:

Status

Classifique o status do cliente em Ativo, Inativo ou Bloqueado (por padrão estará marcado em Ativo).

Data Cadastro

É a data de inclusão do cadastro. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Código

É o código de identificação do cliente. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Pessoa

Classifique o cliente como pessoa Física (cidadão comum) ou Jurídica (organização, empresa ou instituição).

Nome Reduzido

Informe o nome reduzido do cliente. Exemplo: Microshop Informática.

Nome / Razão

Informe o nome ou razão social do cliente. Exemplo: Microshop Informática do Brasil LTDA.

Endereço

Informe o endereço do cliente.

Número

Informe o número para endereço do cliente.


Complemento

Informe o completo para endereço do cliente.

Unidade Federativa

Informe o estado para endereço do cliente.

Município

Informe o município para endereço do cliente.

Bairro

Informe o bairro para endereço do cliente.

CEP

Informe o CEP para endereço do cliente.

CNPJ

Informe o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).        

Inscrição Estadual

Informe a inscrição estadual do cliente.        

CPF

Informe o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

       

RG

Informe o RG (Carteira de Identidade).

DDI

Informe o código para ligação interurbana internacional.

DDD

Informe o código para discagem direta à distância.

Telefone

Informe o telefone do cliente.

Data de Nascimento

Informe a data de nascimento do cliente.

Correio Eletrônico

Informe o e-mail de contato do cliente.

Home-Page

Informe a Home-Page do cliente.

Observação

Informe uma observação sobre o cliente.

Notifica por E-mail?

Informe se esse cliente será notificado com os arquivos da NF-e.

Correio Eletrônico p/ NF-e

Informe o e-mail que serão enviado os arquivos NF-e.

Código do País

Código alfabético ou numérico desenvolvidos para representar países.

Nome do País

Nome do país respectivo ao código.



Observação:





A próxima etapa é cadastrar os dados de créditos e vendas do cliente, clique na guia 3-Crédito/Vendas. Aparecerá a seguinte janela:



Figura 1.4     guia 3-Crédito/Vendas.



A guia 3-Crédito/Vendas (Figura 1.4) é composta por dois painéis, Dados sobre Crédito e Dados sobre Vendas.



O Painel Dados sobre Crédito é composto pelos seguintes campos:

Conceito

Classifique o conceito do cliente de acordo com a sua pontualidade de pagamento.

Limite de Crédito

Informe o limite de crédito do cliente.

Vencimento LC

Informe a data de vencimento do limite de crédito do cliente. Após o vencimento, o seu crédito será bloqueado.



Observação: Os campos Risco e Classe de Valor não possuem funcionalidade na atual versão do Sistema Impacto.



Dica: Para acessar o calendário do sistema, dê um duplo clique na caixa de texto do campo Vencimento LC.





Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.5     Calendário.



Observação: Os campos a seguir (painel Dados Sobre Crédito) são gerados automaticamente pelo sistema.

Saldo Devedor

É o valor total de títulos em aberto.

Saldo Crédito

É a diferença entre o limite de crédito e o saldo devedor.

Maior Saldo LC

É o maior saldo de crédito fornecido para o cliente.

Menor Saldo LC

É o menor saldo de crédito fornecido para o cliente.

Primeira Compra

É a data da primeira compra efetuada pelo cliente.

Última Compra

É a data da última compra efetuada pelo cliente.

Maior Compra

É o valor da maior compra efetuada pelo cliente.

Menor Compra

É o valor da menor compra efetuada pelo cliente.

Média Atraso

É a média aritmética do total de dias atrasados para efetuar o pagamento dos títulos.

Número Compras

É a quantidade total de compras efetuadas pelo cliente.

Saldo em Atraso

É o valor total de títulos vencidos.

Títulos em Atraso

É quantidade total de títulos em atraso.

Maior Título

É o valor do maior título em atraso.

Menor Título

É o valor do menor título em atraso.  

Cheques Devolvidos

É quantidade total de cheques devolvidos.

Última Devolução

É a data da última devolução de um cheque.



A próxima etapa é cadastrar os dados que serão sugeridos ao efetuar uma venda para o cliente em questão. O painel Dados sobre Vendas é composto pelos seguintes campos:

Banco

Informe o código do banco.

Agência

Informe o código da agência.

Conta

Informe o número da conta.

Depois pressione a tecla Enter. Também é possível escolher o banco em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa, aparecerá à janela Cadastro de bancos, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo banco, consulte o tópico Bancos.

Vendedor

Informe o código do vendedor e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o vendedor em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Vendedores, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo vendedor, consulte o tópico Vendedores.

%Comissão

Informe a porcentagem de comissão do vendedor.



Grupo do Cliente

Informe o código do grupo do cliente e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o grupo do cliente em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Grupo de Clientes, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo grupo do cliente, consulte o tópico Grupo de Clientes.

Transportadora

Informe o código da transportadora e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a transportadora em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Transportadoras, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova transportadora, consulte o tópico Transportadoras.

Segmento de Mercado

Informe o código do segmento de mercado e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher o segmento de mercado em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá a janela Cadastro de Segmento de Mercado, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar um novo segmento de mercado, consulte o tópico Segmento de Mercado.

Condição de Pagamento

Informe o código da condição de pagamento e pressione a tecla Enter.

Também é possível escolher a condição de pagamento em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Condições de Pagamento, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na opção desejada. Para cadastrar uma nova condição de pagamento, consulte o tópico Condições de Pagamento.

Forma de Pagamento

Informe a forma de pagamento do cliente.

Categoria Financeira

Informe o código da categoria financeira e pressione a tecla Enter. Também é possível escolher a categoria financeira em uma lista. Para escolher, clique no botão Lupa , aparecerá à janela Cadastro de Categorias Financeiras, clique no botão Pesquisar e depois dê um duplo clique na categoria financeira desejada. Para cadastrar uma nova categoria financeira, consulte o tópico Categorias Financeiras.

% Desconto

Informe o desconto de compra para o cliente.

Tipo de Frete

Informe o tipo de frete do cliente. Os tipos de frete são:

CIF - Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete);

FOB - Free on Board (Posto a Bordo).




Dicas:


Tipo de Preço

Informe o tipo de preço do cliente. Esses preços são cadastrados nas tabelas de clientes. Para mais informações, consulte o tópico Tabela de Clientes.


Agora a próxima etapa é cadastrar os endereços que serão usados para realizar entregas e cobranças, clique na guia 4-Endereços. Aparecerá a seguinte tela:



Figura 1.6      guia 4-Endereços.



A guia 4-Endereços (Figura 1.6) é composta pelos seguintes campos:

Endereço

Informe o endereço do cliente.

Número

Informe o número para endereço do cliente.

Complemento

Informe o completo para endereço do cliente.

Unidade Federativa

Informe o estado para endereço do cliente.

Município

Informe o município para endereço do cliente.

Bairro

Informe o bairro para endereço do cliente.

CEP

Informe o CEP para endereço do cliente.




Agora a próxima etapa é cadastrar os contatos do cliente, clique na guia 5-Contatos. Aparecerá a seguinte tela:




Figura 1.7     guia 5-Contatos.




A guia 5-Contatos (Figura 1.7) é composta pelos seguintes campos:

Item

É o código de identificação do contato. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Nome

Informe o nome do contato.

Área

Informe o segmento de mercado em que o contato atua.

Cargo

Informe o cargo que o contato desempenha.

DDI

Informe o código para ligação interurbana internacional.

DDD

Informe o código para discagem direta à distância.

Número

Informe o telefone do contato.

Ramal

Informe o ramal do telefone.

Tipo

Informe o tipo de telefone. Dê um duplo clique no campo Tipo, depois clique no botão Selecionar e selecione a opção desejada.

Email

Informe um e-mail para contato.



Dicas:



Lembrete: O sistema de cadastro utilizado na guia 5-Contatos é similar ao do Excel.



Agora a próxima etapa é cadastrar os produtos mais consumidos pelo cliente, clique na guia 6-Produtos. Aparecerá a seguinte tela:


Figura 1.8      guia 6-Produtos.


A guia 6-Produtos (Figura 1.8) é composta pelos seguintes campos:

Item

É o código de identificação do produto. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema.

Produto

Informe o nome do produto.

Produto do Cliente

Informe o código de identificação do produto utilizado pelo cliente.


Descrição do Cliente

Informe o nome do produto utilizado pelo cliente.

Código de Barras

Informe o código de barras do produto.

UM

Informe a sigla da unidade de medida do produto. As siglas utilizadas são:



Dicas:






Lembrete: O sistema de cadastro utilizado na guia 6-Produtos  é similar ao do Excel.



Observação: As informações desta guia são meramente informativas, ou seja, elas não serão atualizadas pelo sistema.


Para encerrar o cadastro, clique no botão Gravar registro .



1.1.1 – Cadastrando o Cliente como Fornecedor


No menu principal, clique em Cadastros, Clientes, Clientes (conforme a Figura 1.12).


Figura 1.12         Acessando a janela Cadastro de Clientes.



Aparecerá a seguinte janela:



Figura 1.13         Acessando a janela Cadastro de Clientes.



Para realizar uma consulta do cliente (Figura 1.13), informe em Campos o campo em que será realizada a pesquisa, em Buscar o conteúdo do campo a ser pesquisado, e por último, clique no botão Pesquisar para iniciar a pesquisa. Para mais informações, consulte o Tópico Sistema de Busca.

Ao realizar uma pesquisa do Cliente, serão exibidas as informações correspondentes do cliente consultado, clique em criar fornecedor (Conforme Figura 1.14).




Figura 1.14         Acessando a janela Cadastro de Clientes.



Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.15         Acessando a janela Informação.


Fornecedor gerado:

É o código de identificação do Fornecedor. Este campo é gerado automaticamente pelo sistema (conforme a Figura 1.15).


Observação: O cadastro do Cliente como Fornecedor é utilizado na Compensação a Receber. Para mais informações, consulte o tópico Compensação a Receber.