Software de Backup

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Software de Backup


O software de backup é utilizado para realizar cópias de segurança do banco de dados da sua empresa. A cópia de segurança garante a disponibilidade das informações, onde em caso de perda, seja ela ocasionada por software ou hardware, poderá ser realizada a recuperação do banco de dados sem maiores transtornos.

Vale salientar que o software realiza apenas a cópia de segurança do banco de dados, não garantindo a proteção e integridade dos demais arquivos.


O processo de cópia pode ser realizado de dois modos: Cópia Manual ou Cópia Automática, ambos usufruindo do sistema de Auditória (notificação via e-mail do status do backup).



1.1 - Instalação e configuração do Software de Backup


Antes de iniciar a instalação, tenha em mãos os seguintes itens:



Ao receber a mídia fornecida pela TRS Sistemas, abra a mídia e clique com o botão direito e copie a pasta Backup (conforme figura 1.1).


Figura 1.1                    Copiando o executável do Software de Backup.





Cole o a pasta Backup no seguinte caminho:



C:\Win\Sistema Impacto\Tools (conforme Figura 1.2).




Figura 1.2             Colando o executável no caminho C:\Win\Sistema Impacto\Tools.






Abra a pasta Backup e dê um duplo clique no executável, para ser realizada a instalação do software (conforme Figura 1.3):



Figura 1.3          Ícone do Executável do Software de Backup.





Aparecerá o seguinte ícone na barra de tarefas:


                                                 

Figura 1.4          Ícone do Software de Backup.




Dê um duplo clique no ícone que aparece na barra de tarefas (conforme Figura 1.4).

Aparecerá a seguinte janela Configurações (conforme Figura 1.5):


Figura 1.5             Acessando a guia Configurações.

A guia Configurações (conforme Figura 1.5) é composta pelos seguintes campos:

Local do Banco de Dados

Informe o diretório onde está localizado o banco de dados. O caminho padrão é:

C:\Win\Sistema Impacto\data\IMPACTO.GDB, sendo IMPACTO.GDB o nome do banco de dados.MJ

Usuário

Informe o usuário de acesso ao banco de dados. O usuário padrão é: SYSDBA.

Senha

Informe senha de acesso ao banco de dados. A senha padrão é: masterkey.


Após informar o usuário e a sua respectiva senha, clique no botão Testar Conexão .

Se o usuário e senha informados estiverem corretos, aparecerá a seguinte mensagem:

Figura 1.6          Acessando a janela Conexão com o banco de dados foi efetuada com sucesso.    

Destino do backup

Informe o destino do backup, ou seja, o diretório onde a cópia de segurança será armazenada. Para uma melhor organização, é aconselhável criar uma pasta chamada Backup, dentro do diretório Data, conforme o exemplo abaixo:

C:\Win\Sistema Impacto\data\Backup\IMPACTO.GDB.

Incluir mais locais para gravação “Espelhos de Backup”

Esta opção permite gerar mais de uma cópia de segurança em um único processo de backup, procedimento denominado Espelhos Backups. O recurso de espelhos backups aumenta a confiabilidade do backup, pelo fato de gerar várias instâncias (cópias) em locais diferentes. Ao clicar no botão Incluir mais locais para gravação, aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.7             Acessando a janela Destinos do backup.

Replicar Backup Principal?

A replicagem acelera o processo de cópia no caso de múltiplas backups, criando inicialmente uma cópia de referência que servirá como base para geração das demais cópias. Veja o funcionamento da replicagem de backup:


Figura 1.7             backup usando o método de replicagem.

No exemplo acima foram escolhidos quatro destinos de backup, logo foram gerados 4(quatro) cópias de segurança. O processo de cópia usando replicagem se torna mais ágil, pelo fato de gerar uma cópia de referência e a partir dela gerar as demais cópias.

A única desvantagem deste método é que caso ocorrer um erro no processo de geração da cópia de referência, as demais cópias serão comprometidas. Veja como ocorreria o processo de cópia do exemplo acima sem o uso da replicagem:


Figura 1.8             backup não usufruindo do método de replicagem.

Limpa Log a Cada Execução?

Está opção exclui as ocorrências de processos toda vez que o software de backup for iniciado. Caso está opção esteja desabilitada, serão armazenadas todas as ocorrências dos processos de backup para analise posterior.

Manter Arquivos de Backup Armazenados por:

Informe o período de tempo em que as cópias de segurança ficarão armazenadas no servidor. Após esse período, as cópias antigas serão excluídas. Exemplo:

Configurando o software de backup para realizar as cópias diariamente e mantê-las armazenadas por um período de cinco dias, supondo que já foram realizadas cinco cópias, cada uma referente há um dia. Quando o sistema realizar a sexta cópia, as cinco cópias realizadas anteriormente serão excluídas.

Agendar

Informe a periodicidade em que será realizado o backup. As possíveis opções são:

Diariamente (a cópia de segurança será realizada uma vez por dia);

Semanalmente (a cópia de segurança será realizada uma vez por semana).

Decendial (a cópia de segurança será realizada uma vez a cada dez dias).

Quinzenal (a cópia de segurança será realizada uma vez a cada quinze dias).

Mensalmente (a cópia de segurança será realizada uma vez por mês).

Horário de Início

Informe o horário que iniciará a cópia de segurança. A cópia de segurança pode ser realizada em qualquer horário, conforme necessário, entretanto é recomendável realizá-la no final do expediente, no intuito de salvar todos os processos que foram realizados no decorrer do dia.


A próxima etapa é configurar o sistema de notificação via e-mail, responsável por enviar um e-mail para um determinado usuário após o termino do backup, com intuito de informar que o processo de cópia foi concluído com êxito.


Clique na guia E-mail , aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.9           Acessando a guia E-mail.



A guia E-mail (conforme Figura 1.9) é composta pelos seguintes campos:

E-mail utilizado para envio:

Informe o endereço de e-mail que será notificado.

Senha

Informe a senha do endereço de e-mail.

SMTP

Informe o domínio do e-mail que será notificado. Exemplo:

smtp.nome_do_domínio.com.br


Após preencher os campos clique em Testar Conexão .



Caso os valores informados estejam corretos, aparecerá a seguinte mensagem:


Figura 1.10          Informação Conexão com o servidor SMTP efetuada com sucesso.



Caso contrário aparecerá à seguinte mensagem:


Figura 1.11            Informação Falha de conexão com o servidor SMTP.

E-mail utilizado para envio:

Informe novamente o e-mail que será notificado. O sistema permite a notificação de um ou mais e-mails. A cada e-mail informado, clique no botão Incluir.


Para finalizar, clique no botão Salvar Configurações.

Após o termino da configuração, o sistema estará apto para realizar automaticamente os backups nos períodos pré-determinados.

1.2 – Efetuando o Backup do Banco de Dados Manualmente


Para realizar uma cópia manual do banco de dados, clique no botão Realizar Backup Agora . A cópia manual é utilizada para efetuar o backup sem a necessidade de agendá-lo anteriormente.


1.3 – Visualização o log de atividades


O log de ocorrências exibe uma lista de todos os processos realizados pelo software de backup. Para acessar o log de atividades, clique no botão Log . Aparecerá a seguinte janela:


Figura 1.12        Acessando a guia Log.



Legenda

Processo realizado com sucesso

Processo não realizado

Informação sobre o processo

Alerta sobre o processo

Figura 1.13        Legenda


1.4 Limpar Log

Está opção exclui todas ocorrências de processos armazenadas no log. Para excluir, dê um clique no botão  Limpar Log:




Figura 1.14       Botão Limpar Log.




Aparecerá a seguinte mensagem de confirmação:



Figura 1.15       Informação Confirma Exclusão dos históricos.