Sistema de Busca

Previous Next

Guia 1 – Navegar


Na guia navegar é possível visualizar os registros armazenados no banco de dados utilizando critérios avançados de pesquisa.


Figura 1.1        Guia 1-Navegar.



A guia 1-Navegar (Figura 1.1) é composta pelos seguintes campos:

Campos

Informe por qual campo que será realizada a pesquisa. A pesquisa poderá ser feita por qualquer campo da tabela.


Figura 1.2        Campo Campos.



Buscar


Digite o nome ou parte do nome do registro a ser pesquisado.

Para pesquisar informando apenas uma parte do nome do registro (informação cadastrada no sistema) é necessário utilizar o operador %.



Para entendermos melhor este conceito, adotaremos a letra “A” como exemplo.

Veja a tabela abaixo:


Busca Avançada

Descrição

Ilustração

Pesquisa todos os registros iniciados em “A”.


Pesquisa todos os registros terminados em “A”.


Pesquisa todos os registros que contenham a letra “A”.


Dica: Para pesquisar todos os registros, preencha com asterisco “*“ e clique no Botão Pesquisar (conforme Figura 1.3)


Figura 1.3        Campo Buscar com asterisco “*”.

Visualizar

Realiza a consulta nos registros armazenados em cachê (memória de acesso rápido). Para que os registros possam estar armazenados em cachê, primeiramente é necessário que já tenha ocorrido uma pesquisa ao banco de dados. Quando este botão estiver em foco , indica que o sistema está em modo de consulta, pois as informações estão armazenadas na própria Estação de Trabalho.

Pesquisar

Realiza pesquisa no banco de dados de acordo com o filtro informado. Quando este botão estiver em foco , indica que sistema está em modo de busca, ou seja, a estação de trabalho está consultando informações no Servidor. Ao clicar no botão Pesquisar , será exibido o resultado da pesquisa ao banco de dados.

Veja o resultado da pesquisa realizada na entidade clientes (Cadastro de Clientes):


Figura 1.4        Resultado da consulta realizada na Entidade Clientes.

Para navegar pelos registros encontrados, utilize as setas para cima e para baixo.


Para alternar a visualização dos campos, utilize as setas esquerda e direita .



Pacotes

Quando usamos o asterisco “*” para fazer um busca o sistema traz todos os registros cadastrados no banco de dados, por exemplo, se usarmos o “*” para buscas os clientes será mostrado todos os clientes cadastrados. Se a quantidade de clientes cadastra for muita grade, ultrapassando a casa dos milhares, a busca será lenta e o sistema ficara travado até busca ser concluída. Os pacotes servem para limitar a quantidade de registros que serão mostrados quando a busca for realizada usando o “*”. Para configurar os pacotes é necessário entra na tela de rotina. Para isso vai até configurações, rotinas. Procure por Clientes, que estamos usando como exemplo, depois clique em cadastrais.







Aparecerá a tela seguinte tela:

Figura 1.5       Cadastrando pacotes na Entidade Clientes.


Para determinar a quantidade de registro que será exibido por busca basta informar o número no campo pacotes, na rotina cliente (figura 1.5) foi informado 250, que será o número de registro que será mostrado quando a busca do cliente for feita usando o “*”. Se quisermos deixar sem limitações na busca basta colocar o valor -1(menos um) no campo pacote.


Quando buscamos por todos os registros e o número de pacotes está limitado podemos acrescentar o mesmo número de pacotes configurado clicando no ícone obter pacotes. Por exemplo, configuramos a rotina clientes para buscar 250 pacotes, caso o cliente que procuramos não esteja nesta listagem podemos incluir mais 250 clicando em obter pacotes, com isso a busca terá 500 pacotes, podemos repetir o processo até os registros acabarem.





Para acessar as propriedades de um determinado registro, clique com o botão direito em cima do registro desejado.



Aparecerá a seguinte tela:

Figura 1.6      Propriedades do registro.





Para trocar a ordem de exibição dos campos da tabela, clique em cima do campo desejado e mantenha pressionado (conforme Figura 1.7), depois arraste para posição desejada.


Figura 1.7     Trocando a posição do campo Nome.



Para modificar o tamanho de um determinado campo da tabela, clique na divisão do campo e mantenha pressionado (conforme Figura 1.8), depois arraste para posição desejada.


Figura 1.8      Modificando o tamanho do campo nome.





É possível exibir a pesquisa em ordem crescente ou decrescente por qualquer campo da tabela. No exemplo abaixo, ao clicar no campo Nome, a pesquisa será exibida em ordem crescente (conforme a Figura 1.9).


Figura 1.9      Exibição da consulta em ordem crescente.


Ao clicar novamente no campo Nome, mudará para ordem decrescente (conforme a Figura 1.10).


Figura 1.10      Exibição da consulta em ordem decrescente.



Para Visualizar o conteúdo de um registro, selecione o registro desejado e depois clique na guia 2-Cadastrais.