Estrutura dos Diretórios

Previous Next

Estrutura de Diretórios do Sistema


A estrutura de diretórios do sistema possui uma infra-estrutura organizada, com diretórios e subdiretórios responsáveis por organizar os arquivos do sistema impacto de acordo com seu tipo e funcionalidade. Veja a ilustração abaixo (Figura 1.1):





 
Figura 1.1        Estrutura de Diretórios do Sistema Impacto.


Backup

Armazena os arquivos de backups do sistema. O backup é uma cópia de segurança da base de dados contida no servidor da empresa. Esse tipo de arquivo possui a extensão GBK.


Binary

Armazena os arquivos binários do sistema. O diretório Binary é subdividido em:


     Este diretório contém o aplicativo Borland Socket Server,

responsável por abrir e gerenciar uma porta de comunicação entre

a aplicação cliente e servidor. Esta porta é responsável por “ouvir” as informações recebidas pela aplicação cliente e redireciona-las para a aplicação servidora. Por padrão, o valor da porta é definido como 211.


Este diretório contém o aplicativo Client, responsável por enviar requisições de informações ao servidor. A estação de trabalho executa uma instância (cópia) da aplicação cliente, localizada no servidor de aplicação.



Este diretório contém os seguintes arquivos binários:


Servidor

Aplicativo responsável por responder as requisições, enviando o resultado para a estação que solicitou a mesma.


DBXCONNECTIONS

Armazena as configurações dos bancos de dados.


DBXDRIVERS

Armazena os drivers dos bancos de dados suportados pelo sistema.


DBXINT30.DLL

Biblioteca responsável pela comunicação entre o Server e o Client.


IMPACTO.INI

Armazena informações sobre as conexões dos ambientes no sistema impacto.

O arquivo pode ser aberto com um editor de textos, sendo assim completamente editável. Veja o conteúdo deste arquivo:



Os nomes sublinhados em vermelho indicam o nome da base de dados e os em preto indicam o caminho (diretório) da base. Como podemos ver no exemplo acima, o arquivo Impacto.ini está configurado para utilizar duas bases de dados distintas, a base de dados Documentação e a base de dados Suporte. Lembrando que tanto o nome como caminho de uma base de dados são editáveis.


Data

Este diretório contém o banco de dados do sistema. O banco de dados é formado por um único arquivo, que possui a extensão GDB.

Documents

  Este diretório contém os documentos gerenciados pelo sistema. Os documentos são gerados através do método de exportação do sistema, responsável por copiar determinadas informações do sistema e envia-las para o documento correspondente.

  Um exemplo prático é o uso do botão Exportar para Excel, que realiza a

  exportação de uma pesquisa para uma planinha Excel.

Images

Este diretório contém as imagens utilizadas pelo sistema. Dentro do diretório Images encontra-se a pasta Background, responsável por armazenar as imagens de fundo.

Um exemplo de imagem armazenada no diretório Images é o logo da empresa, inserido nos relatórios do sistema.

Interface

Armazena os arquivos de interface com outros sistemas. Os arquivos de interface são utilizados para interligar o Sistema Impacto com outros sistemas por intermédio de uma interface gráfica, possibilitando a troca de informações entre os mesmos.

Logs

Armazena os arquivos log do sistema. Os arquivos “log” são registros de eventos armazenados em arquivos com a extensão log. No caso do sistema impacto, o log é formado por um único arquivo chamado impacto.log, responsável por registrar os erros ocorridos no sistema.

Profile

Armazena arquivos de configuração de perfil de usuários. Cada usuário possui o seu perfil, responsável por registrar as suas configurações, tais como a personalização da exibição das pesquisas (Configurar Colunas) e os filtros de pesquisa (Construtor de Filtros).


Sounds

Armazena os arquivos de sons utilizados pelo sistema.

Source

Diretório onde ficam armazenados os arquivos fontes do sistema. Dentro deste diretório, contém a pasta Reports, que por sua vez contém o arquivo impacto.rav, responsável por armazenar as configurações dos relatórios, tais como layout e definições de campos.

Spool

Este diretório contém os arquivos de impressão de relatórios. Os arquivos são gerados através da exportação de relatórios, recurso disponível na exibição do relatório por intermédio do botão Salvar Como. Cada relatório tem o seu arquivo de impressão correspondente, onde ficam armazenados os últimos relatórios gerados ou exportados pelo sistema.

System

Armazena arquivos de configuração do sistema. Este diretório será usado nas versões futuras do Sistema Impacto.

Template

Este diretório contém os arquivos de template usados pelo sistema. Os templates são modelos de programas prontos, podem ser uma interface gráfica ou até mesmo um modelo de regras de negócio.

Temporary

Este diretório armazena arquivos temporários criados pelos processos do sistema a fim de concluir uma determinada atividade.

Tools

Este diretório armazena aplicativos utilitários pelo sistema, tais como: Importação de Dados, Compatibilizador de versão, Software de Backup, etc.

Web

Este diretório armazena arquivos relacionados com a WEB, tais como: FTP, HTTP, WebServices, HTML, etc.